TEMPO DE VIDA

Reflexões

Maria Aparecida Silva dos Santos

A nossa idade é definida pelas ações que praticamos. Para provocarmos um momento reflexivo sobre esta afirmação, podemos fazer o seguinte questionamento: o que significa viver muito ou viver pouco?
Santa Teresinha viveu 24 anos. Para alguns a jovem morreu cedo, teve poucos anos de vida. Porém, há aqueles que pensam com sabedoria e percebem que ela teve uma longa vida, pois todos os seus anos foram bem vividos. Soube aproveitar cada hora, cada minuto e cada segundo dos seus dias sem cometer nenhuma perfídia, nenhuma mácula. Pela caridade pautou o seu projeto de vida.
O tempo bem vivido aproveitado com boas ações representa vida longa.
Diferentemente de Santa Teresinha, um senhor morreu aos 90 anos de idade e viveu pouco, porque não soube aproveitar bem o seu tempo. Desperdiçou os anos de sua vida sem fazer amizades, sem visitar os parentes e amigos; não tinha tempo para fazer caridades; não dava importância à apreciação do nascer prateado do sol; não se encantava com o dourado do sol poente. Nunca parou para apreciar uma rosa e jamais teve a coragem de ofertá-la a alguém. Pobre homem, viveu pouco...
A idade de uma pessoa não se define pelo tempo cronológico, mas pelo tempo vivenciado com atitudes positivas. Sabe viver aquele que, mesmo diante dos seus erros redimensiona sua prática, a partir da reflexão buscando o crescimento diário.
Há jovens de 70 anos e velhos de 20. Para ser jovem não basta apenas ter pouca idade, mas manter o espírito de juventude. É preciso ser alegre, ser motivador e corajoso; ser perseverante e otimista. É preciso saber gastar o seu tempo desperdiçando-o ou ganhando-o com alegrias, atitudes relevantes, caridosas, transformadoras no sentido de promover o bem social.
O tempo de vida precisa ser bem vivido; cada hora, cada minuto não pode ser desperdiçado com negatividades e mal humor. O sorriso no rosto transmite uma luz facial, que nos deixa muitos anos mais jovem.
Os jovens de hoje, que chegaram aos 70, 80 anos com a alegria do bem viver festejam uma eterna juventude, pois são homens e mulheres que melhor exemplificam o espírito de juventude pela experiência, sabedoria, amadurecimento, aprendizagem e ensinamentos contínuos.

Comentários