UMA VETERANA NA GRADUAÇÃO - PARTE ÚLTIMA

Luciene Amaral da Silva

Não que a experiência termine aqui, mas as reflexões que até este ponto foram feitas espero que auxiliam aos que querem ingressar em uma segunda graduação seguir adiante. Hoje em dia estamos presenciando a necessidade de não parar apenas na primeira graduação, muitas vezes porque a vida lhe deu outra oportunidade e outro olhar que fez com que você sentisse a necessidade de alargar seus conhecimentos e precisou buscar uma nova graduação.

A Universidade Federal de Alagoas está com calendário para abrir agora em maio para o processo seletivo para portador de diploma, o mesmo processo pelo qual fui submetida para cursar psicologia. Vejam no site da COPEVE UFAL onde os editais dessa instituição são publicados. Assim, você poderá cursar outra graduação. Existe também diversas possibilidades, como a universidade privada que oferta uma diversidade de cursos, e também a opção de modalidades presencial ou a distância.

O fato é que se você estiver com uma proposta de vida em que precise cursar outra graduação, então pode começar. Organize sua vida para que essa nova formação encontre o espaço que deve ter para que também não atrapalhe sua vida, nem a vida daqueles que dividem a existência como você. Pois, podemos sim ter sonhos e lutar para concretizá-los, mas dependendo do acordo social que você tem hoje, estado civil, filhos, pais, você precisa perceber até que ponto seu desejo pode causar danos na vida dos que vivem com você.

Temos todo o direito de sonhar e lutar, mas temos o dever de não sacrificar a vida de ninguém em nome de nosso desejos pessoais, por isso que exige planejamento e a visualização de possibilidades.

Comentários