PARADAS LOUCAS.

Fábio Campos

Desde muito tempo, interessa-me tudo sobre a esquizofrenia, e suas nuances. Com o advento da internet, a oferta de informações sobre a doença intensificou-me o interesse. Uma piada curtida no aplicativo Facebook reacendeu-me a luz de uma curiosidade: Será que existe um tipo de esquizofrenia que atinge especificamente o campo linguístico? Gatilho disparado, fomos à busca.

Primeiro um pouco sobre a neoropatia: “A esquizofrenia caracteriza-se essencialmente por uma fragmentação da estrutura básica dos processos de pensamento, acompanhada pela dificuldade em estabelecer a distinção entre experiências internas e externas. Embora primariamente uma doença orgânica neuropsiquiátrica que afeta os processos cognitivos, seus efeitos repercutem também no comportamento e nas emoções. Fonte: wikipedia.org.br”
A piada no Facebook: “Eu o tempo todo (alguém cantando): Se cruzar uma Girafa com um Camelo, o que nasce: uma Camerafa ou um Giramelo? Se cruzar um Socó com uma Pata, o que nasce: um Pasocó ou uma Sopata? Se cruzar uma Gata com um Elefante o que nasce: um Gatofante ou uma Elegata? Se cruzar uma Quero-quero com um Pica-pau? O que nasce?...”
Deixando de lado a piada, o que chamou-me atenção foi o que disse o autor do imbróglio no início “Eu o tempo todo”. E do quanto identifico-me com esse tipo de atitude. Não necessariamente cruzando animais. Mas fazendo construções mentais muito loucas, com palavras. Não são raras as vezes em que me pego rindo dos resultados. Divirto-me aproveitando situações cotidianas. Se acaso um suco é servido numa roda de amigos professores, taco a pergunta: -Quem for bom em português responda: qual o diminutivo de suco? Aguardo respostas: Suquinho ou sucozinho? Soa estranho. Meu amigo e confrade Marcelo Fausto não perde a oportunidade e emenda: -Qual é o diminutivo de Cômico? Alguém pode querer se safar usar ao invés da forma “SINTÉTICA DO DIMINUTIVO” [uso dos sufixos: “inho”; “zinho” etc] utilizar a forma “ANALÍTICA DO DIMINUTIVO” [uso do adjetivo: “pequeno” ou “pequena” atrelado ao substantivo] . Ainda assim, pra o “Cômico” fica muito engraçado!

Sobre a Influência da ESQUIZOFRENIA, nas PALAVRAS e COGNIÇÃO encontrei aqui na internet um trabalho científico da psicóloga Cláudia Generoso do Centro de Referência em Saúde Mental/CERSAM de Betim-MG. Eis o resumo:
“Visando caracterizar a especificidade do funcionamento da linguagem na esquizofrenia, serão feitos mapeamentos e análise de elementos teórico-clínicos encontrados em textos de Freud e Lacan. O fio condutor dessa investigação se baseará em noções freudianas de 1915 sobre “palavra como coisa” e a “linguagem de órgão”, bem como a concepção lacaniana de 1954 sobre “o simbólico como real” e a ideia dos anos 1970 sobre exterioridade do esquizofrênico em relação ao laço social. By claudiageneroso@bol.com.br

Entendemos que, para o esquizofrênico, não importando o grau de agravamento da doença. Há na palavra um estado de coisa, uma personificação, uma apropriação do que projeta em detrimento da coisa em si. Como se o elemento cognitivo, tivesse vida própria, e portanto, mais valor que o elemento físico o qual representa.
“ESQUIZOFRENOIAS é um Podcast brasileiro fundado oficialmente em julho de 2018. Apresentado por Amanda Ramalho [rádio Pânico], é uma produção [Half Deaf] sobre depressão, ansiedade, e transtornos bipolar e saúde mental.”

“Aquelas Paradas Loucas que eu Faço com Você”. Composição by Mary Fernandes, Fausto Carvalho e outros. By musletras.com.br É assim, como na música, que o eu-lírico-poético sinto as Palavras na minha cabeça.

NEOLOGISMO é o ramo da linguística que se ocupa da criação de novas palavras. Entendo que se estas palavras novas criadas derem margem à estranheza e ao bizarro. Então teremos que inventar um lugar onde elas se sintam a vontade e possam sobreviver, tipo, um DICIONÁRIO DE PALAVRAS LOUCAS. Está lançado o propósito. Talvez minha próxima obra.

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR
DITOS POPULARES Só que não...
FILHO DE PEIXE? É Pescado Pequeno!
QUEM DÁ AOS POBRES? Gosta de Sofrer!
SACO VAZIO? Não faz menino!
ALEGRIA DE POBRE? Inexiste!
CADA MACACO? É único não tem outro igual!
CAIU NA REDE? É Baiano!
LADRÃO QUE ROUBA LADRÃO? Merece Bimbada de Boi!
NEM TUDO QUE RELUZ? É da Equatorial!

BODE GAIATO Sendo entrevistado pelo cara do IBGE:
-Quantos Filhos a Senhora tem?
-Sete.
-Todos Normais?
-Não.Tem um que torce pela Argentina.

Fabio Campos, 04 de Dezembro de 2022.

Comentários