LÁZARO, DA CRIPTA PRA MÍDIA!

Fábio Campos

Foi assim, da noite pro dia, eles, saíram do completo anonimato, em que viviam. E se transformaram em celebridade. O que ocupa o cargo do poder máximo da nação brasileira, o cantor de brega maranhense, e um assassino em série. O que há de comum entre eles? Nada, além do nome próprio de ligação bíblica. Jair Messias, Elias Monkbel e Lázaro.
Não temos pretensão de adentrar no mérito sobre nomes próprios. Coisas mais interessantes temos a abordar. Por exemplo, o significado de Cripta e Mídia.

“MÍDIA substantivo feminino: Comunicação: todo suporte de difusão da informação que contitui um meio intermediário de expressão capaz de transmitir mensagens; o conjunto dos meios de comunicação social de massas [abrangem esses meios: o rádio, o cinema, a televisão, a imprensa, os satélites de comunicações, os meios eletrônicos e telemáticos de comunicação etc.] Publicidade: departamento de uma agência publicitária que seleciona os veículos (televisão, jornal, mala direta etc) e indica as programações mais favoráveis à propaganda e divulgação da mensagem, de forma a atingir um público-alvo.
ETIMOLOGIA DA PALAVRA: Mídia vem do Latim “Media” que significa “meios” designa função, profissional, o ato de planejar, desenvolver, pensar e praticar mídia, nas agências de publicidade.
TIPOS DE MÍDIA: Sociais, digitais, impressas, para lançamento de álbum musical, institucionais, externa, por exemplo posters, banners, out-doors. Fonte: Google.com.br”

“CRIPTA: ETIMOLOGIA DA PALAVRA: Do grego “Kryptós” significa “escondido”, oculto, secreto. Câmara subterrânea. Do Latim tem “crípticus” aquilo que tem significado oculto. De mesma origem “Apócrifo” texto de autoria desconhecida. Sinônimos: Criptogâmico = planta com órgãos reprodutores ocultos; Criptografia: “Criptós” mais “graphien” também do grego, significa: escrita oculta, cifrada.
As empresas estão cada vez mais preocupadas com a segurança de suas informações, milhões de dados são gerados a todo instante e os métodos para armazenamento podem não ser tão seguros. A criptografia aumenta a proteção dos dados contra ataques de “Ransoware. Nos últimos tempos houveram muitos ataques com “Malware” que roubam os dados da empresa e os criptografa. Para depois exigir um certo valor para resgate. Na verdade ocorre um “sequestro” que mediante um pagamento a empresa recebe a chave para “descriptografar” e recuperar as informações que lhes pertencia. Fontes: origem da palavra.com.br/Google.com.br

CRIPTONITA NÃO, KRYPTONITA “A primeira ideia de “Kryptonita foi criada em 1940 pelo co-criador de Superman e Supergirl, Jerry Siegel, em uma história que envolvia um pedaço de “Krypton”, mineral chamado de “K-Metal”, que roubava a força de Superman, enquanto dava a terráqueos super-poderes. Curiosamente no filme de 2006 “Superman – Returns foi dada ao mineral fictício a fórmula química do mineral real Jadarita, descoberto no mesmo ano. Fonte: Wikipédia.org.br”

CIVIL E CÍVEL? QUAL A DIFERENÇA. Vi no letreiro, de um escritório de advocacia os dois termos, e fiquei curioso. Então: “CIVIL: Origina do Latim “Civilis” aquilo que é relativo ao cidadão. Então, o direito civil é o direito do cidadão. Sociedade civil, sociedade do cidadão. Termo também usado para se referir ao que não é religioso [eclesiástico], ou militar. CÍVEL, é termo de uso restrito ao meio jurídico, se refere àquilo que está ligado ao direito comercial, trabalhista ou civil. É uma contraposição ao direito criminal e penal. Existe o Juizado Especial Cível criado pela lei: 9.099 de 26/09/1995 cujo objetivo é resolver causas que são consideradas simples e de baixo valor[que não exceda quarenta vezes o salário mínimo]. O foco é promover a conciliação e o acordo entre partes. Fonte: nobreadvogados.com”

No grupo de whatsapp da academia santanense de letras [ASLCA], comentei sobre os poetas mores que temos: José Geraldo Marques e Valney Menezes. Daria motivo a uma dúvida, compartilhada pelo amigo e confrade Luiz Antônio “Capiá” de Farias, sobre a pluralização do termo. Fomos a pesquisa que diz: “Palavras composta por dois termos: um substantivo, mais um adjetivo, ambos os termos vão para o plural: exemplo capitão-mor; altar-mor pluralizam-se em: capitães-mores; altares-mores.” Mesmo assim falhei, na exclusão do hífen, portanto: poetas-mores.

Meu amigo e confrade, escritor José Carvalho, também no grupo de watsapp [ASLCA] afirmou que, na minha última crônica “É da Sua Conta. Topa Ler?” faltou a citação de um tipo de conta: A “Conta de chão”, medida antiga, comum na região agropastoril, equivaleria a uma “Braça cúbica”, utilizada na medição, pra cavação de barreiros, tanques etc.

A tempo, noutro grupo, o dos “Destemidos Aventureiros - Subidores de Serra”, meu amigo Antônio “Jabau”, questionava se alguém sabia a origem do termo “Maniçoba”, nome de bairro em nossa cidade. Acudiu-lhe o escritor, professor de história, meu amigo e confrade, Marcelo Fausto, que disse: “Maniçoba: planta muito parecida cum um pé de Mandioca, porém mais resistente à seca, muito utilizada antigamente na alimentação de animais. Arbusto pertencente à família das Euforbiáceas.”

UM POUCO DE HUMOR [RUIM] PRA ENCERRAR
PELO TELEFONE
“-Gostaria de falar com Caio!
-É o próprio.
-Oi Próprio! Dá pra chamar o Caio.”
TROCADILHOS HORRÍVEIS
Por que a vaca foi pro Espaço?
Pra encontrar o VÁCUO.
E se o PAPAI NOEL morrer?
Não estará mais EM TRENÓS!
-O ASTRONAUTA, cometeu um crime e não foi preso, por que?
-Porque foi sem GRAVIDADE!
-Quantos pares de bichos Moisés colocou na ARCA?
-Nenhum. Quem colocou foi NOÉ!
Por que as plantinhas NÃO falam?
-Porque são MUDAS!
Por que o BATMAN colocou o Batmóvel no seguro?
-Porque tem medo que ROBIN.
-Por que o PERON não tem filhos?
-Por que sua mulher EVITA!
-Qual o CEREAL preferido do Vampiro?
-AVEIA!
-O que o advogado do FRANGO foi fazer na delegacia?
-SOLTAR a franga!
Como se diz bucho de BOI em Espanhol?
Intestino Del Gado!
JOÃOZINHO
“MÃE! A COMIDA ESTÁ ÓTIMA!
-AH! É, ENTÃO REPETE!
-MÃE, A COMIDA ESTÁ ÓTIMA!
"Tá louco!Menino. Por que engoliu as moedas?
-A senhora falou, é pro teu LANCHE."

Fabio Campos, 25 de Junho de 2021.

Comentários