CACHAÇA E PÊNIS, CONTINUAM DO MESMO JEITO!

Fábio Campos

Os dois verbetes à cima, estiveram em evidência na última semana. Para nossa surpresa, e do mundo, em referência a acontecimentos entre nós brasileiros. O primeiro na descontraída citação do papa Francisco, ao abençoar um padre brasileiro. A outra, na famigerada CPI do Covid-19, numa pretenciosa, e descabida, fala da secretária de saúde amazonense, Mayra Pinheiro. O porquê da frase-título, você entenderá, é só continuar lendo.

O paraibano padre João Paulo Victor, esteve, por um ano e meio em Roma, para fazer um mestrado sobre: a influência das redes sociais na formação da consciência cristã. Jamais imaginou que sua despedida da terra santa, protagonizasse uma cena tão inusitada. O religioso da diocese de Campina Grande-PB, ao final da audiência geral no Vaticano, encontrou o papa Francisco. Enquanto seu colega padre Carlos filmava. Em fluente italiano, pediu ao sumo pontífice: “Santo padre reze pelos brasileiros.” Usando o mesmo idioma, o papa respondeu: “Vocês não tem salvação.” Balançando a cabeça negativamente, completou com um sorriso: “É muita cachaça e pouca oração.” Fez o sinal da cruz na fronte do padre brasileiro, e disse: “Rezo sempre pelo Brasil” Fonte: compilado de correiobraziliense.com.br/nsctotal.com.br
Durante seu depoimento, Mayra disse que colocaram um “pênis na porta da Fiocruz”. A afirmação foi feita após um questionamento na CPI devido a um áudio que circulou na internet. O pênis em questão era o “logo” de aniversário de 120 anos da Fiocruz. Fonte: revistaistoe.com.br

A Fiocruz, um dos maiores institutos soroterápicos da América Latina, com sede na capital paulista, completou na última segunda-feira [25.05] 120 anos de fundação. A data chega no momento em que o Brasil e o mundo enfrentam o maior desafio sanitário, econômico, social, humanitário e político do século 21, a pandemia do Covid-19. Para marcar a data lançou o selo comemorativo dos 120 anos da instituição. A figura do selo, faz menção a uma das cúpulas do castelo Mourisco, a sede da instituição. Fonte: compilação do portal.fiocruz.com.br/Google.com/search? Com complementos do cronista.

COMENTÁRIOS DO CRONISTA A respeito do descabido episódio da CPI DOS VEXAMES [título atribuído pelo próprio cronista], faz-se necessário pedir a secretária de saúde, que dê uma olhada, no telhado da mais bela construção arquitetônica da capital amazonense, o teatro Amazonas. E diga ela, o que vê? Um enorme pênis saindo de lá dentro? Quero crer que, se um dia esta senhora, viajar a Moscou, ao ver o Kremilin a sede do governo russo, vai exclamar: Oh! Uma floresta de pênis!

Já faz algum tempo, abordei aqui, numa crônica o vocábulo “aguardente”. Uma fonte que não recordo, dizia que o termo teria surgido de forma ocasional: Os negros escravos, durante o fabrico de açúcar, a partir da cana, teriam parado pra descansar do exaustivo serviço, acabariam deixando um tacho fermentar. Com medo de perderem o produto e sofrerem as consequências, puseram pra coser novamente. Proveniente desse novo cozimento vapores do álcool se formaram no teto, que pingava nas costas dos negros e ardia, nos seus ferimentos e na boca. O que fizeram perceber a “aguardente”, que também chamariam de “pinga”.
Encontrei num site[ciberduvidas.da.lingua.portuguesa.pt] estudiosos dizem que essa história está longe de ser verdade. E que: “o etimólogo Antenor Nascente observa que em Portugal, cachaça significou “vinho de borras” e, por extensão, no Brasil, aplicou-se o nome à “aguardente feita de borra de melaço”. O que afastaria qualquer étimo africano. E dificultaria interpretá-lo como feminino de cachaço; ‘parte gorda e grossa do pescoço do porco’; há quem vincule o vocábulo à cognição do verbo Latino: “coquere”: cozer, cozinhar, amadurecer, digerir, madurar (sentido físico e moral). Registros do século XIII indicam cachaça como: ‘parte do pescoço dos animais; 1635 grafava-se: ‘caxasa’: aguardente de cana; 1652; cachaça ‘idiomático’, 1743 cachassa ‘id.’ Fonte: ciberduvidas.iscte.iul.pt [consultado em:29.05.2021]

DE ONDE VEM O TERMO “CACHAÇA DE CABEÇA”? “Toda cachaça passa por três frações no processo de destilação: Cabeça, coração e cauda. A cabeça, é o primeiro líquido que surge na destilação da cana-de-açúcar fermentada. Corresponde entre 1,0% a 2,0% do volume total do fermentado. Este fluído possui alta concentração de metanol, um tipo de álcool extremamente tóxico para o corpo. Pode levar a cegueira e até a morte o consumo dessa bebida. A Legislação brasileira permite no máximo 0,25ml/100ml de metanol nos destilados. O coração da cachaça possui volume correspondente a 16% ou aproximadamente a 80% do total do destilado. É a parte central, e mais importante do processo de destilação. A cauda possui 3,0% do volume, deve ser retirada por possuir odor forte e sabor amargo do vinho. Fonte: cachacagestor.com.br”

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE: LOGO, LOGOTIPO E LOGOMARCA? Ali em cima, falei em “logo” do selo da Fiocruz. E o que é um “logo”? “Logotipo é uma palavra de origem grega composta de dois termos: ‘Logos’ = significado; ‘Typos’ = símbolo ou figura. Logotipo é portanto um conceito transmitido através de um símbolo. A expressão ‘logo’ é apenas uma abreviação desse mesmo termo. Logomarca, seria um termo menos técnico, evitada no meio publicitário, uma junção entre ‘Logo’ e ‘marca’ do grego “marka”. Por exemplo são marcas de empresas: Apple, Twitter, McDonald’s. Já os Logotipos ou Logos dessas empresas seriam, respectivamente: Uma maçã mordida, um passarinho azul, a letra “M” amarela. Fonte:printi.com.br”

A respeito da frase-título, coloquei as duas palavras, isoladamente, no Google tradutor para vários idiomas: Italiano espanhol, Inglês. E praticamente não alteram muito quanto a grafia. Pênis muda, para “Coles” em Latim; cachaça muda em “Liquor” e “Liquore” pro latim, inglês e italiano respectivamente.

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR
VERBALIZAR SUBSTANTIVOS, SUBSTANTIVAR VERBOS: TÁ VIRANDO MODA
SEXTOU! SE CHEGOU A SEXTA-FEIRA. BUGOU SE DEU UM BUG NO SEU SISTEMA!
“GENTE ESTÚPIDA MISTURADA COM GENTE ESTÚPIDA. QUE SE ESTUPIDIFIQUEM ENTRE. BOAS ESTUPIDEZES!!! SIMONE CAMPOS”
AS PESSOAS DIZEM QUE NÃO VIVEM SEM AMOR. EU ACHO OXIGÊNIO MAIS IMPORTANTE!
PROBLEMA DU ZÔTO É DOZOUTO, NADA DE MISTURÁ O QUÉ DUZÔTO CUM QUE NÉ SEU.
TÁ TUDO TÃO ANORMAL, QUE OS SUPERMERCADOS AGORA ESTÃO ASSALTANDO OS MASCARADOS!
AO LONGO DA VIDA PERDEMOS: COLÁGENO, NEURÔNIOS, CABELOS VERGONHA...A GORDURA NÃO, ESTA É FIEL, FICA ATÉ O FINAL!
QUEM INVENTOU O MELHOR XAROPE? MEU PAI! AINDA PEQUENO, OUVI MUITO MINHA MÃE DIZER: DEIXA TEU PAI CHEGAR QUE TU VAI VER O QUE É BOM PRA TOSSE!
ADVOGADO É TÃO BOM, TÃO BOM QUE O SANGUE É OAB!
ESTÁ FALTANDO PESSOAS FLUENTE EM SILÊNCIO.
“COISAR” É O VERBO UNIVERSAL, USADO SEMPRE QUE ESQUECER OUTRO VERBO.
NAMORO NO WATSAPP
-Oi
-Vc faz o que mesmo?
-Odontologia.
-E vc?
-Residência
-Medicina?
-Não.Sou pedreiro.

Fabio Campos, 29 de Maio de 2021.

Comentários