A CARNE, A CRISTA E O COICE.

Fábio Campos

Bela tarde de sábado, se fazia. A última que passou, [09/09]. Tão plenamente vivida por este que vos fala. Refizemos o caminho do rio, à busca de cura. Cura para os males físicos, da mente, quiçá espirituais. Era uma tarde maravilhosa, de um céu azul, salpicado de nuvens brancas. O barranco coberto de arbustos a relva fresca acariciava minha alma. A água salobra tão fria, calada, carregada de lembranças.

De repente, uma voz trouxe-me a realidade, um homem, do nada apareceu. Perguntou-me se ia pescar. Não. Estou procurando uma planta, que serve de remédio. Respondi. Então Seu José, era esse o nome do homem, de meia idade, fala mansa, vestes surradas, chapéu de palha na cabeça. Disse conhecer todo tipo de erva medicinal. E passou a apontar cada vegetal ao nosso redor, dizendo as curas que podiam trazer à saúde humana. A raspa do tronco da Craibeira, bom para problemas de estômago, constipação, corrimento de mulher. Mas tinha que tirar cedinho antes do nascer do sol. A raspa do tronco do Mulungu para problemas nos rins, dor na coluna, porém era preciso tirar a raspa do lado que fica virado pro sol nascente. A Jurema, o Capim limão, a “Berduega” (beldroega). Disse as particularidades de cada uma, e as mazelas da carne que podiam curar.

A minha mente divagou sobre uma frase, encontrada perambulando pelas redes sociais da vida: “Deus quando quis criar as plantas conversou com a terra; quando quis criar os peixes conversou com o mar; quando quis criar o homem, olhou para si mesmo.” E pensei: é, olhou para si mesmo. No entanto usou o barro da terra para nos moldar. Algo bem forte nos une, o que dela brota. Somos na linha de criação “A Crista”, o que veio do Cristo.

Ao ouvir o homem falar em casca, entrecasca, gomo raspas de planta. Pensei em três palavras homônimas: Polpa, poupa, popa.

“Polpa: substantivo feminino; [botânica] tecido vegetal espesso e tenro que constituem a parte comestível de vários tipos de fruto; Poupa: subst. fem.; Crista [Anatomia zoológica] ornato, tufo de penas ou saliência carnosa no alto da cabeça de algumas aves; Popa ou Ré: subst. Fem.: uma das partes que compõe uma embarcação. Fonte: dicionariooxford by Google.com.br”

“Vitex gardineriana Schauer é uma verbenácea arbórea encontrada no sertão nordestino, conhecida popularmente como “Jaramataia” usada tradicionalmente por suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Era a planta que procurávamos na beira do Panema. Indicada para o tratamento dos problemas como a displasia prostática.

O Coice: O eremita “entendido” de plantas medicinal, encontrou, colheu e nos deu uma touceira de “Jaramataia”. Em casa, ao pesquisar via internet descobrimos que infelizmente aquela não era a planta tão procurada.

HÓSTIA. Significado do termo: “A hóstia vem do Latim “hostiam” que significa: “Vítima”. Termo usado para designar o pão consagrado, pelo sacerdote ordenado [ Bispo, Presbítero, Diácono]. Após a consagração a hóstia torna-se verdadeiramente o Corpo de Jesus Cristo. Fonte: wikipedia.org.br”

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR

“Já está provado por A + B
Que A + B não Prova Nada/
E eu pessoalmente já mostrei
Que é Tudo a mesma Coisa/
Mas ainda tem gente que não sabe
Ou então tá se fingindo/[...]
Para mim uma Coisa é um Padre
Um Menino e um Jegue/
E Outra Coisa é um Pneu de Caminhão. By Falcão “A + B” letras.mus.com.br”

Fabio Campos 12 de Setembro de 2023.

Comentários