BISPO DE CAMPINA GRANDE ORDENA PRESBÍTEROS EM SANTANA DO IPANEMA

Shows e Festas

Santana do Ipanema

BISPO DE CAMPINA GRANDE ORDENA PRESBÍTEROS EM SANTANA DO IPANEMA

O bispo de Campina Grande-PB, Dom Dulcênio Fontes de Matos ordenou nesta segunda-feira (30) os diáconos José Walter da Silva dos Santos Filho e Tácito José Alencar Souza, presbíteros da Igreja Católica.

A celebração foi presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos e concelebrada pelo Pe. Wendel Assunção Gomes, administrador diocesano da Diocese de Palmeira dos Índios, sacerdotes da diocese, da Arquidiocese de Maceió, Diocese de Penedo e Arquidiocese de Aracaju. Estiveram presentes grande número de fies, religiosos e seminaristas.

Registramos as presenças do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral José Carlos Malta Marques e do prefeito de Santana do Ipanema Isnaldo Bulhões Barros, acompanhado da primeira-dama Renilde Silva Bulhões Barros.

Após a proclamação do Evangelho deu-se inicio o rito de ordenação conforme prescrito no Pontificial Romano.

Na sequência Dom Dulcênio Fontes de Matos proferiu sua homilia e ressaltou a missão árdua do profeta, que tem Deus como único consolo e que a exemplo de Jesus o Bom Pastor, os ordenados deveriam trilhar seu caminho seguindo seus passos, onde deveriam estar dispostos a dar a vida pelas ovelhas a eles confiados. Ainda em sua pregação,

Dom Dulcênio enfatizou que a obra de Jesus se estende a todos quantos dele estão sedentos e esta deve ser a missão abraçada pelos ordenandos: cumprir o mandato do Senhor de anunciar o Evangelho a todos! Ao final o Senhor Bispo, como pai espiritual disse que o sacerdote deve estar atento aos avanços que ocorrerão seu redor, procurando novas linguagens para obter a comunicação necessária para a evangelização.

Citando Sua Santidade, o Papa Emérito Bento XVI, disse “ O sacerdócio se funda na coragem de dizer sim à vontade de Deus”.

O rito de ordenação teve sequência com o propósito dos eleitos; prece litônica, onde a Igreja militante se uniu à triunfante para pedir ao Senhor pelos ordenandos. Após deu-se o momento da prece de ordenação, seguida da paramentação, unção das mãos, entrega do pão e do vinho, oferendas do povo de Deus. Ao término os neo-sacerdotes foram acolhidos pelo bispo e demais sacerdotes presentes, por fim a Santa Missa teve sequência como de costume.

O padre Tácito José proferiu os agradecimentos em seu nome e do Pe. José Walter, lembrando muitos momentos de suas vidas como seminaristas e diáconos. Fez citações a pessoas que os ajudaram e incentivaram na caminhada até o sacerdócio.

Também uso da palavra o Pe. Wendel Assunção para um agradecimento especial a Dom Dulcênio Fontes de Matos pela dedicação nos 11 anos como pastor da Diocese de Palmeira dos Índios. Uma fala emocionada e de muito amor.

Dom Dulcênio durante toda a celebração estava visivelmente emocionado. Durante a homilia chegou a parar várias vezes, tomado por muita emoção.

Finalizada a celebração, os neo-sacerdotes permaneceram no altar e receberam os cumprimentos dos familiares e amigos.

Comentários