2.618 candidatos fazem hoje as primeiras provas do Enem em Santana do Ipanema

Educação

Por José Malta Fontes Neto - Jornalista MTE/AL 1740

Oito locais foram disponibilizados para a aplicação das provas

A busca de uma vaga na universidade pública, a expectativa de ingressar em um novo curso e a retomada dos estudos estão entre as expectativas dos 3,9 milhões de candidatos que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 neste domingo (5). A avaliação tem duração de cinco horas e 30 minutos para as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação.
Os portões dos locais de provas abriram às 12h, no horário de Brasília, e fecharam pontualmente, às 13h.

Ao todo, o Enem terá 180 questões de múltipla escolha, além de uma redação dissertativa-argumentativa. No primeiro dia, serão 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e a redação.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de inscritos em Alagoas teve um aumento de 31,94% com relação ao certame do ano passado, que contou com 62.723 candidatos. No Brasil, quase 4 milhões estão inscritos no Enem.

Santana do Ipanema está entre os 26 municípios que têm locais de provas. 2. 618 candidatos, distribuídos em oito locais de aplicação a saber:
Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva – 520
Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas de Assis – 489
Escola Estadual Padre Francisco Correia - 55
Escola Estadual Ormindo Barros – 345
Escola Municipal de Educação Básica Santa Sofia – 13
Escola Municipal de Educação Básica Durvalina Cardoso Pontes – 400
Instituto Federal de Alagoas – IFAL – 396
Universidade estadual de Alagoas – UNEAL – 400

A movimentação dos candidatos foi intensa pelo menos uma hora antes dos portões abrirem.

A reportagem do Portal Maltanet esteve no complexo educacional em que se localizam as Escolas Mileno Ferreira e Laura Chagas. Colhemos alguns depoimentos sobre as expectativas de alguns dos candidatos.





Em frente a Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva, integrantes do Grupo Arca da Aliança da Paróquia de São Cristóvão recebia os candidatos com louvores e mensagens de otimismo como “CANETA NA MÃO JESUS NO CORAÇÃO”.






Nessas duas unidades não registramos a presença de candidatos em correria de última hora. Apesar de, por volta das 13h35, ainda estávamos em frente a Escola Laura Chagas, quando chegou um candidato irritado procurando exatamente essa escola, afirmando que desde 11h procurava uma placa indicativa do seu local de prova e não encontrou, motivo pelo qual ele perdeu a oportunidade de fazer o ENEM.

Comentários