O médico José Avelar Alécio recebeu a homenagem Personalidade 2023 da Medicina Alagoana, honraria concedida pelo Sinmed/AL no último dia 5, em Arapiraca, no Taverna Beer, durante solenidade que antecipou as comemorações alusivas ao Dia do Médico, 18 de Outubro.
Na ocasião a presidente do Sinmed, Sílvia Melo, justificou que é notória a dedicação do colega Avelar em prol da qualidade de vida de centenas de crianças carentes do agreste alagoano, e que graças ao empenho dele muitas sobreviveram em meio a uma infância cheia de adversidades, tornando-se adultos saudáveis.
Segundo o diretor do Sinmed no Agreste, Celso Marco, o colega Avelar é daquelas pessoas apaixonadas pelo que faz, e não troca por nada a vida no campo. “Poderia morar em qualquer lugar do mundo, mas não abre mão do interior alagoano. Nasceu em Pindoba, e logo mudou-se para Santana do Ipanema, onde iniciou a carreira estudantil, até prestar vestibular para medicina, em Maceió, na Escola de Ciências Médicas. Fez especialização em medicina sanitária, homeopatia, e agregou todo seu saber científico à pediatria, que exerce como um verdadeiro sacerdócio. Já são 41 anos atendendo crianças da região sertaneja, sendo 23 no Programa Estratégia Saúde da Família, sempre na UBS do bairro da Floresta”, enfatizou.
A dedicação do Dr Avelar à saúde pública em Santana do Ipanema já lhe rendeu o título de cidadão honorário, em 2015. Ele também já recebeu em 2013, homenagem do Conselho de Medicina de Alagoas por sua atuação ética. Mas além de sua boa conduta profissional, o Dr Avelar é acima de tudo um humanista, amigo de grande sensibilidade, é espiritualista de grande valor, se engaja em ações voluntárias (como o projeto transformar, do Alto Paraíso/Goiás), e é muito querido inclusive por seus alunos do estágio rural no campus da UFAL.
Sua paixão pela literatura lhe rendeu convite para integrar a Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes - ASLCA. Publicou quatro livros, os quais reúne crônicas de sua autoria, além de coordenar um livro em parceria com supervisores do Mais médicos pelo Brasil. Enfim, se pudesse resumir tudo numa lição, ele diria como confessa Clarisse Lispector: “Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento".



Comentários