A LEITURA E A ESCRITA COMO TERAPIA

Literatura

Por Pe. José Neto de FRança

A função terapêutica da leitura admite a possibilidade de a literatura proporcionar a pacificação das emoções. Tal leitura implica uma interpretação – que é em si mesma uma terapia, posto que evoca a ideia de liberdade – pois permite a atribuição de vários sentidos ao texto. O leitor rejeita o que lhe desgosta e valoriza o que lhe apraz, dando vida e movimento às palavras, numa contestação ao caminho já traçado e numa busca de novos caminhos.

O hábito de leitura, além de absorver conhecimento, aprimora a sua empatia (a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja: procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções), pensamento crítico, melhora o seu vocabulário, principalmente no caso de estudantes, estimula o bom funcionamento da memória (inteligência), eleva a capacidade de interpretar textos, ideias e acontecimentos e ainda previne contra doenças degenerativas. Ler, além de tudo e isso, desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico e amplia a habilidade na escrita.

A leitura nos leva a outros mundos e nos faz viajar em histórias. Dessa forma, nos colocamos em outras realidades e tiramos lições e experiências que podem ser aproveitadas no dia a dia. Ampliar conhecimento é sempre benéfico, principalmente para quem sofre com distúrbios de ansiedade.

Estratégias de leitura:

1. Selecione o que vai ler;
2. Procure manter o foco na leitura;
3. Se achar que algo chame a sua atenção, faça alguma anotação;
4. Reflita, complete, acrescente algo ao que leu...

Ler e escrever são atividades que ajudam a lidar com ansiedade e problemas emocionais e psicológicos. Além de mudarem o foco do problema e permitirem ampliar os horizontes e conhecimentos, ao escrever colocamos para fora sentimentos, medos, traumas, ou seja, o princípio da terapia.

Clique Aqui e veja o texto na íntegra)

Comentários