Governo de Alagoas e Secretaria de Educação firmam pacto pela alfabetização do programa Escola 10

Educação

Por Joyce Andrea, sob supervisão da Ascom / Seduc

Evento visa fortalecer a qualidade do ensino e a melhoria da aprendizagem

Além de renovar parceria com os municípios, governador vai entregar kits de material didático e assinar ordens de serviço para construção de quatro escolas indígenas

O governador Paulo Dantas e o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, realizam nesta terça-feira (25), a partir das 9h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, a Pactuação 2023 do Programa Escola 10. O objetivo é reforçar a parceria entre as redes municipais e estadual de ensino junto aos prefeitos dos 102 municípios alagoanos.

O evento, que visa fortalecer a qualidade do ensino e a melhoria da aprendizagem, contará também com a presença dos presidentes da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Djalma Barros. Também estarão presentes o secretário executivo do Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Daniel Marinho e representantes das 13 gerências especiais de ensino e das secretarias municipais de educação.

h4>Alfabetização
Por meio do regime de cooperação, Alagoas conta com mais de 1.700 Articuladores de Ensino, bolsistas do Programa Escola 10 que atuam diretamente nas secretarias municipais e em escolas de ensino fundamental. A função deles é fortalecer as ações de preparo para as avaliações externas de larga escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Esse tipo de atuação contribui diretamente para o alcance das metas de alfabetização na idade certa, além de corroborar com a execução do programa Criança Alfabetizada - que é mais uma ferramenta do Governo de Alagoas para assegurar uma educação básica de qualidade.

Durante a solenidade, serão entregues a todos os municípios novos materiais didáticos do programa Criança Alfabetizada. Os kits contêm quatro exemplares, para professores e estudantes, que irão impulsionar o trabalho – já desenvolvido pelas redes municipal e estadual – visando às metas de alfabetização nesta nova etapa do Escola 10.

h4>InfraestruturaAlém disso, seguindo com os investimentos em infraestrutura, o governador Paulo Dantas também vai assinar as ordens de serviço para a construção de mais quatro escolas indígenas - Aconã, em Traipu; Karapotó Terra Nova, em São Sebastião; Kalankó, em Água Branca; e Campinhos Karuazu, em Pariconha.

Mais de R$ 14 milhões, oriundos do tesouro estadual, serão investidos na construção das escolas, que contarão com espaços de convívio, refeitório, laboratório, biblioteca, vestiários e quadra poliesportiva. As quatro novas unidades de ensino devem atender a cerca de 1.200 estudantes indígenas, além de gerar aproximadamente 130 empregos diretos durante a fase de construção.

Comentários