Colunistas: DO "ARNON DE MELLO" AO CATAR.

Literatura

Por Fábio Soares Campos

No próximo dia 20 deste mês, os olhos do mundo inteiro voltar-se-ão para o golfo pérsico. Mais precisamente para um dos nove emirados árabes o Catar [ou Qatar]. Isso porque é lá, em pleno Oriente Médio que acontecerá a 22ª edição da Copa do Mundo de Futebol.

Não tem como não lembrar do nosso mais querido estádio local “Arnon de Mello” construído na década de 60, pelo então prefeito Adeildo Nepomuceno Marques. Isso porque aqui em Santana do Ipanema, tivemos nos anos áureos do futebol amador os certames do futebol matuto, as copas dos sertões. Onde ocorriam os clássicos das multidões: Ipanema Atlético Club [Fundado em 1854], cujo uniforme lembra a nossa Seleção Canarinha com o amarelo em seu destaque, e a Associação Atlética Ipiranga [Fundada em 1963] com traje alvinegro.

O estádio Arnon de Mello foi palco de grandes encontros, entre times do nosso sertão, do agreste e da capital do estado. São Domingos, CRB, CSA, da capital, CSE de Palmeira dos Índios e ASA de Arapiraca. Ao encerrar uma partida as tardes de domingo ficavam mais alegres. Na época surgiram as carreatas, desfiles de carros pelas ruas da cidade, com buzinaço, apitos, fogos de artifícios e barulhentas charangas. Além de torcedores ferrenhos com suas bandeiras gigantes, a flamular. A acenderem o clima de festa por toda a cidade. E se alongava uma euforia carnavalesca até a noite dominical.

Algumas perguntas pairam na cabeça de cada um de nós brasileiros às véspera da Copa do Mundo. Por exemplo: Por que no final do ano e não no meio. Como sempre ocorreram as outras copas? A resposta é, por uma questão climática, os meses de sol mais ameno por aquelas bandas é justamente agora entre novembro e dezembro. E o fuso horário? A que horas, no Brasil, irão ocorrer os jogos?

Clique Aqui e veja a crônica completa

Comentários