Senador Rui Palmeira define em reunião, estratégias para encoleirar cães de algumas localidades positivas para Leishmaniose

Saúde

Por Assessoria

Município foi contemplado para receber, por meio do Ministério da Saúde, a estratégia de ação para incorporação de coleiras impregnadas com inseticida “deltametrina 4%.

O município de Senador Rui Palmeira foi contemplado para receber, por meio do Ministério da Saúde, a estratégia de ação para incorporação de coleiras impregnadas com inseticida “deltametrina 4%” para controlar a disseminação da leishmaniose visceral (LV).

Técnica com uso de coleiras impregnadas com inseticida beneficiará, inicialmente, 133 municípios prioritários para doença. O principal objetivo é a redução do número de casos de Leishmaniose Visceral Humana.

Na última segunda-feira (07), a equipe de zoonose participou, juntamente com as coordenações de Atenção Primária e Vigilancia Epidemiológica, de uma reunião para definição de estratégias para encoleirar cães de algumas localidades positivas para Leishmaniose no período 2019-2021. A estratégia de uso das coleiras em cães se baseia na abordagem Saúde Única, que visa proteger a saúde dos animais e dos seres humanos.

Em contato com a pele, a coleira promove uma liberação do princípio ativo (deltametrina 4%) repelindo a aproximação do vetor; efeito de longo prazo; esta ação interrompe o ciclo de transmissão do parasita; seu uso é exclusivo para cães negativos para LVC.

#saude #saudeanimal #leishmaniose #cuidadoanima

Comentários