Literatura: Na Turma do Oitavão

Literatura

Por M. Ricardo-Almeida

Entre estas duas tipificações pedagógicas (apriorismo e empirismo), a garantia do direito do aluno à aprendizagem ainda era a construção dia a dia do conhecimento no ambiente escolar, cientificamente construído. O grande desafio na docência era não improvisar a aula. BNCC contribuía ao bom planejamento das aulas. Segundo a legislação, a incumbência de zelar pela aprendizagem do aluno ainda era do professor. Muitas línguas eram faladas no processo de aprendizagem.
Línguas, as mais diversas, influenciaram, naturalmente, os sotaques. Quaisquer lugares em quaisquer países e em qualquer região desses países havia um sotaque peculiar. O principal entre todos os sotaques ainda era a educação formal sistematizada sob a orientação de uma metodologia exitosa ao trabalho de quem se propusesse a ensinar e a quem se propusesse a aprender. Em Santana do Ipanema houve a Turma do Oitavão.

O determinismo e a vida
coincidem com rotinas
sala de aula no Ginásio
surge Turma do Oitavão
na educação se ilumina
Teatro Augusto Almeida
cem alunos no Oitavão [1]
em Santana do Ipanema
na Princesa do Sertão.

Clique Aqui e veja a crônica completa

Comentários