Prefeitura de Senador Rui Palmeira promove ação sobre o “Agosto Dourado”

Saúde

Por Redação com Assessoria

“Agosto Dourado” é o mês de incentivo ao aleitamento materno (*)

Na manhã desta quarta-feira (26), a Prefeitura Municipal de Senador Rui Palmeira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e das equipes dos ESF I Centro de Saúde Pedro Vieira Rêgo, e ESF IV Valdeson Pereira Lima, realizou uma ação sobre o “Agosto Dourado”, mês de incentivo ao aleitamento materno.

A campanha de 2021 “Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos” traz o foco para a importância de uma atuação inter e multissetorial em prol do aleitamento materno e da garantia da segurança alimentar, da saúde e do bem-estar de recém-nascidos e crianças.

A ação contou com palestras com o médico Dr. Jacksson, enfermeiras Carol e Ananda, dentista João, nutricionista Natanael e a fisioterapeuta Thauany sobre os temas principais e também sobre os cuidados com a higiene bucal. Além da importância de uma alimentação saudável, parto humanizado e cuidados com o recém-nascido.

Proteger, incentivar, promover e possibilitar o aleitamento materno, seja por meio da amamentação ou da doação de leite humano, é uma responsabilidade social compartilhada.


Participaram do momento a prefeita Jeane Moura, secretária de Saúde Thaylla, coordenadora Isabel Moura, agentes comunitários de saúde e toda a equipe, mulheres, gestantes e puérperas. A oportunidade também contou com sorteio de kits para bêbes, entrega de kits de higiene, fraldas descartáveis e um lanche para todos os participantes.

Agosto Lilas

O aleitamento materno é uma questão de saúde pública e também um direito humano que precisa ser respeitado e protegido. O chamado Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, em que a cor se refere ao padrão ouro de qualidade do leite materno. 

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (Smam) é uma campanha mundial que tem como objetivo estimular as ações relacionadas ao tema. Ela é celebrada de 1º a 7 de agosto e a bandeira deste ano é “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”. 

De fato, é preciso a mobilização de toda a sociedade para incentivar e garantir o direito à amamentação, de modo a proporcionar as condições para que as mulheres possam amamentar pelo tempo necessário. E esse esforço conjunto inclui, é claro, o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e seus profissionais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e continuado até os dois anos de idade ou mais.  O leite materno tem tudo de que o bebê precisa até o sexto mês de vida. Portanto, não acredite em promessas de alimentos que tentam parecer melhores do que o leite materno. Somente em casos específicos a mulher não pode amamentar. Na dúvida, consulte um profissional de saúde habilitado. 
(Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/agosto-dourado-e-incentivo-a-amamentacao-fique-por-dentro) Acesso em 27/08/2021 às 10h31.

Comentários