Paróquia de Santo Antônio de Pádua de Major Izidoro realiza Assembleia Paroquial

Religião

Por Redação com Pascom Major Izidoro

Realizada na manhã e início de tarde de 09 de fevereiro de 2020, na Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua de Major Izidoro/AL, a Assembleia Paroquial.

A Assembleia iniciou com a Santa Missa celebrada pelo pároco, Pe. José Neto de França. Logo após a Missa os participantes foram recepcionados pela equipe de apoio paroquial com a animação da Juventude da RCC local.

Na sequência, o Pe. Antônio de Pádua Santos Sobrinho abriu oficialmente a Assembleia com uma oração dinâmica, colocando em evidência o Evangelho do dia: “Vos sois sal da terra... Vós sois luz do mundo” (Mt 5,13-16). Algumas pessoas escolhidas com antecedência, representando as comunidades presentes foram chamadas até um ponto fixo para acenderem uma pequena vela, a partir do Círio Pascal utilizado no ano anterior, e colocá-la sobre a superfície de uma porção de água presente em um vaso apropriado. O Pe José Neto abençoou vários pequenos frascos com água e uma porção de sal. Esses frascos com a água e o sal, foram distribuídos aos presentes em dois momentos oportunos, durante o encontro.

Concluída a oração, o Pe José Neto apresentou uma síntese do Documento 109 da CNBB: DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2019 – 2023. “Esse Documento é a base para todos os projetos pastorais das Igrejas Particulares do Brasil (dioceses) e, consequentemente, para a organização pastoral das diversas Paróquias espalhadas pelo nosso imenso País [...] a Igreja, deve ser vista, entendida e trabalhada como uma casa comum”, disse ele.

O Pe José Neto falou, ainda, da importância de que todo batizado deve se conscientizar de que no centro da Palavra não está o Missionário, mas Cristo, a própria Palavra que salva. Não é o missionário que se anuncia, mas Cristo que se anuncia através do missionário.

Falou também dos desafios relativos à urbanização e globalização das comunidades o que torna a missão ainda mais desafiadora.

Deu ênfase a importância da juventude, como uma das grandes protagonizadoras na evangelização, que deve ser não somente com palavras, mas com testemunhos.

“Precisamos contemplar a realidade com o olhar de discípulos missionários...”, afirmou o Sacerdote.

Na sua fala, foi dada uma ênfase “a casa como um dos lugares privilegiados para o encontro e diálogo de Jesus e seus seguidores com as pessoas”, daí a insistência do Documento da CNBB “comparar as comunidades eclesiais missionárias com uma casa sustentada por quatro pilares: palavra (coloca em evidência o processo de Iniciação à vida Cristã e a Animação Bíblica da vida e da pastoral na Igreja); pão, (coloca em evidência a Liturgia e a Espiritualidade da Igreja, dando enfoque especial à Eucaristia como ato comunitário e banquete fraterno ); caridade (chama a atenção para o serviço amoroso da Igreja aos que mais necessitam) e missão (recorda que esta é uma dimensão fundamental e intrínseca à fé cristã).”

Às 10h20, após a fala do Pe. José Neto, aconteceu uma pausa para lanche, sendo retomado em seguida (11h10) o encontro com um momento, dirigido pelo leigo, Flávio, da RCC local, para revisar os trabalhos pastorais do ano anterior (2019).

Vários leigos fizeram, nesse momento, intervenções relativas aos seus grupos, movimentos e/ou pastorais.

Encerrando os trabalhos com a participação das comunidades presentes: Sede paroquial, Nova Aparecida, São Marcos, Jaramataia, Riachão dos Alexandres, Sítio Umbuzeiros, Gavião, Cachoeira do Ipanema, Puxinanã, Lagoa Cercada, Barra de Dois Riachos, Assentamento Santo Antônio, Fazenda Nova, Pé de Serra e Cajá; foram dadas as sugestões para os trabalhos pastorais do ano em curso, 2020. O momento foi oportuno para a marcação das festas dos padroeiros de cada comunidade no período de 2020.

Os Padres José Neto e Antônio de Pádua, se comprometeram em se reunir, logo mais com as lideranças leigas para definir datas e início de cada atividade sugerida.

Foi encerrada a Assembleia com uma oração, promovida pelo Pe. Antônio de Pádua, a bênção dada por ele e pelo pároco, Pe. José Neto e, em seguida, servido um almoço para todos os participantes.

Comentários