Colunistas: “NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR TEU DEUS EM VÃO”

Literatura

Por Redação com Joaquim José Oliveira Chagas

Quando residia em Brasília, DF, costumava frequentar o Centro Cultural de Brasília, é um centro administrado por padres Jesuítas, fiz boas amizades e lembro-me de um depoimento do padre James que contou-me que passou uma temporada na Irlanda em estudo naquele País, como era época da copa do mundo, os confrades sabendo do jogo do Brasil o convidaram para ver a seleção jogar. Momentos de descontração, estavam todos na sala de TV, torcendo junto pela nossa seleção, quando de repente num contra-ataque surpresa, quase tomamos um gol, ele levanta da cadeira num pulo e grita – Meu Deus do Céu essa foi por pouco. Qual não foi sua surpresa e que vergonha, ao olhar em volta estavam todos em silêncio a olhar para ele. Nessa hora entre outras coisas descobriu o significado da expressão “fuzilado pelo olhar” e a lição, mas importante dita pelo superior presente, - Padre observe o II mandamento.
Como é sabido de todos o judaísmo desde tempo imemoriais tem um respeito tão grande pelo nome de Deus, que não ousa pronuncia-lo usa o famoso tetragrama as YHWH “Javé” (ou “Yahweh”), que formam o nome do Deus vivo, e mesmo nas traduções de obras judaicas o nome é grafado faltando uma letra ficando assim D’us. Como co-herdeiros em Cristo Jesus nós devemos ter o mesmo respeito.
Quando foi que perdemos este temor? Vamos aos fatos. O ataque aos valores cristãos vem de longa data, hoje apenas testemunhamos quando ele chega a superfície e mostra as claras sem nenhum pudor. Desde Freud com a sua obra “O mal-estar da civilização” afirmando que o homem matou seus desejos, conteve suas pulsões etc., até Marx com a afirmação que a religião é o ópio do povo o trabalho de ataque aos valores cristãos não cessaram.

Clique Aqui e veja o texto completo

Comentários