Colunistas: DINEUSA BEZERRA, ADEUS (ATÉ BREVE) LINDA GUERREIRA!

Literatura

Por Redação com Fábio Campos

“Onde está ó morte, a tua vitória? Onde está ó morte, o teu aguilhão? Coríntios 1-15:55”

O ano, era o de 1926, no mês de janeiro. No dia 22, uma sexta-feira, nascia em Olho D’água das Flores, Dineusa Bezerra Campos. A primeira filha do casal, Amância Bezerra de Sá, e Tomaz Dorotheu Silva. O sertão aos poucos, se recuperava duma seca braba que durara de 1919 a 1921. Os tempos de amargura, aos poucos iam ficando para trás. Presidia nosso Brasil o advogado e político brasileiro, Artur da Silva Bernardes(PRM). Governava nosso estado de Alagoas, Pedro da Costa Rego(PDN). Olho d’Água não era cidade ainda, pertencia a vizinha freguesia de Santana do Ipanema. No sábado 23, a casa dos Bezerras certamente ficou cheia de parentes, principalmente mulheres. Todos queriam conhecer a primeira herdeira da família. A primeira filha da agricultora Amância, e do barbeiro Tomaz. Orgulhosos por terem tido uma menina saudável, que cresceria rapidamente em estatura e conhecimento. Levaram-na a pia batismal da igreja matriz de Santo Antônio de Pádua e lhes dariam o nome de Dineusa Bezerra da Silva. O batismo de Dineusa foi presidido pelo padre Bulhões vigário geral da paróquia de Senhora Sant'Ana. Os primeiros contatos com as letras, a menina teria dentro de casa mesmo, de um primo chamado Manoel Bezerra que lhe ensinou o alfabeto. Manoel formado como professor de ensino Normal. Escrevia cartas para as pessoas que não sabiam ler, e recebia pagamento pelos seus serviços.

Clique Aqui e veja a crônica completa

Comentários