Empossados novos imortais da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala)

Cultura

Por Redação http://noticiasdasuacidade.com

Tomaram posse na noite deste sábado (21), os novos imortais da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala).

A solenidade aconteceu no auditório da OAB Arapiraca, na Rua Lino Roberto, número 250, bairro Caititus, que foi dirigida pela presidente Carla Emanuele Messias de Farias e toda a diretoria da entidade.

A jornalista Priscila Anacleto foi uma das diplomadas como sócia honorária da Acala.

Membros efetivos, membros honorários, membros beneméritos e membros correspondentes, marcaram presença.

Na oportunidade também aconteceu a entrega da Comenda Judá Fernandes de Lima ao Dr. Marcos Vasconcelos.

Veja abaixo quem são os membros:

Membros efetitivos: Joyce Vidal, José Edson Cavalcante da Silva, Milene de Lima Silva, Sóstenes Ericson Vicente da Silva, Valdemir Ferreira, Girleide Alves de Lima e Rejane Barros;

Membros honorários: Adjiña Martins, Hector Martins, Priscila Anacleto, Odilon Máximo de Morais, Anderson de Almeida Barros, Isac Candido da Silva, Adenise Costa Acioli, Adriana de Lima Cavalcante, Ariane Loudemila Silva de Albuquerque, Carlindo de Lima Pereira, Rejane Viana Alves da Silva, Marcos Alexandre da Silva e Lucas Paiva;

Membros Bbeneméritos: Faculdade de Ensino Regional Alternativa (Fera), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), OAB Subseção Arapiraca, Federação de Bandas Musicais e Fanfarras de Alagoas (Febamfal);

Membros correspondentes: Francisco Bahia Loureiro Junior e Matusalém Alves.

Sobre

A Academia Arapiraquense de Filosofia, Ciências e Letras foi criada no dia 14 de junho de 1987. No evento inaugural o 1º presidente, Professor Oliveiros Nunes, disse que aquele dia era um marco dentro da história das Letras de Arapiraca.

Esta instituição cultural tem a honra de contar com a presença do médico, Dr. Judá Fernandes de Lima – um homem culto e escritor de grande qualidade. Dr. Judá já foi presidente da casa em um mandato e por seus relevantes serviços prestados, a Academia instituiu a “Comenda ‘Dr. Judá Fernandes de Lima’”, como gratidão àquele que tanto fez e faz pela cultura, não só da “Terra de Manoel André e Esperidião Rodrigues”, mas também de todo o estado.

Dr. Judá foi quem sugeriu, em assembleia, que o nome da Academia se tornasse mais abrangente, passando a chamar-se oficialmente de ACALA (Academia Arapiraquense de Letras e Artes).

Esteve presente na solenidade o Presidente da Academia Santanense de Letras Ciências e Artes jornalista e escritor José Malta Fontes Neto e o bibliotecário da instituição poeta e cordelista Silvano Gabriel Pereira de Barros dos Santos, assim como o escritor Antonio Machado que é associado efetivo da ACALA.

Comentários