Escotismo Florestal 22 anos em ação

Geral

Por Redação com Luiz Fidelis - Cel da PMAL

O Escotismo Florestal, completa no dia 19 de novembro de 2018, 22 anos de atividade em defesa do meio ambiente e formando bons cidadãos, utilizado como principal ferramenta a vida ao ar livre para alcançar seus objetivos, através de acampamentos, caminhadas e excursões. Sendo o dia 19 de novembro comemorado por todos os praticantes o “19 de novembro, o dia do Escoteiro Florestal.”

Tudo começou com a reunião de 12 jovens no Colégio Lamenha Lins, localizado no bairro do Jacintinho na Capital Alagoana. No início, a proposta do Coronel Fidelis, era somente a defesa do meio ambiente tendo em vista que se pretendia dar continuidade aos trabalhos que eram desenvolvidos no Policiamento Florestal, no entanto ao manter contado com os jovens, viu também a necessidade de ampliar o foco, visando formar cidadãos preparados para a vida em todos os aspectos onde foi estabelecida a promessa do escoteiro florestal em que o praticante se compromete a cumprir os deveres com Deus e pátria, defender o meio ambiente, tratar as pessoas como quer ser tratado e cumprir a Lei do Escoteiro Florestal. Lei essa que é um chamamento para o jovem ter palavra, ser autoconfiante, educado, defender o meio ambiente, ser disciplinado, obediente, prudente, alegre, destemido, econômico, higiênico e ter coragem de servir aos seus semelhantes.

Com o lema “Sempre Alerta”, para a defesa da natureza e a cidadania, o escotismo florestal comemorará 22 anos de atividade sabendo que está fazendo sua parte para deixar o mundo melhor. Basta observar pessoas que foram formados no Escotismo Florestal que atuam nos dias de hoje nas Forças Armadas, Polícias Militares, Bombeiros Militares, empresas, profissionais liberais, donas de casas, pais e mães de família, e muitos já trazem seus filhos para serem Escoteiros e Escoteiras Florestais.


Os praticantes do Escotismo Florestal são divididos em ramos de acordo com a faixa etária, seguindo uma divisão estratégica: Escoteirinho (5 a 6 anos), Florestinha (7 a 10 anos), Escoteiro Florestal Juvenil (11 a 14 anos), Seniores (15 a 17 anos), Pioneiros (18 a 20 anos) e Chefes ou escotistas (a partir de 21 anos)

Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os Mestres, Chefes, familiares, amigos do Escotismo Florestal. E, em especial as crianças e adolescentes que são o motivo maior da existência da nossa Organização.


Maceió, 19 de novembro de 2018,
Luiz Fidelis Torres – Coronel da PMAL
Chefe Geral do Escotismo Florestal

Comentários