Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar mostra resultados de associados da CPLA

Geral

Por BCCOM Comunicação

Os Torneios Leiteiros nas comunidades, realizado pela Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), continuam aquecendo a agricultura familiar de Alagoas. A última edição, promovida pela Associação de Produtores do Povoado Pilões, aconteceu entre os dias 27 e 29 de setembro, em Batalha, reunindo 18 pequenos produtores de leite.

Com dois dias de atividades e disputas acirradas, o Torneio contou com as tradicionais categorias novilha e fêmea adultas. O título de campeã entre as vacas foi para LAGOANA, do produtor Dinho, responsável pela média 54.630 kg por dia e total de 109.260 kg.

Entre as novilhas, a maior média de produção foi de 37.210 kg produzida pela campeã CHUVISCO, de propriedade do agricultor Alaércio. No total, o animal somou nos dois dias 74,420 kg.

A festa do campo, segundo o técnico da CPLA, Wanderlan Lima, deu visibilidade ao trabalho desenvolvido o ano inteiro pela agricultura familiar. “A cada torneio, o nível de produção vem aumentando e os produtores crescendo em conjunto. Ficou visível que toda comunidade leiteira apresentou um padrão no volume e qualidade de produção”, comentou Wanderlan.

O Torneio ainda contou com a participação especial do vaqueiro mirim Eduardo, de 7 anos de idade. O pequeno chamou atenção por conseguir tirar, de uma só vez, 8 litros de leite da sua novilha chamada Soberana. “A cultura leiteira está no DNA do povo sertanejo e toda comunidade se orgulha em saber desse dom, mesmo em condições difíceis de seca. O torneio vem justamente para aquecer a agricultura e renovar os ânimos”, avaliou Wanderlan.

Além da confraternização e disputa na produção, o Torneio Leiteiro da CPLA levou para a comunidade conhecimento técnico através de palestras sobre manejo sanitário e nutricional do rebanho.

Nos Torneios da Agricultura Familiar todos os participantes recebem premiação em dinheiro, kits de ordenha, higiene e equipamentos de trabalho.





Comentários