Lançado na Reserva Tocaia o Projeto: Santana do Ipanema, aqui é meu lugar

Assistência Social

Por Redação

A Prefeitura de Santana do Ipanema por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social tendo como objetivo, implantar o Projeto: Santana do Ipanema, aqui é meu lugar", foi proporcionado ao grupo de idosas do CRAS, uma manhã com atividades de recreação e lazer na Reserva Florestal TOCAIA

Como o projeto tem por finalidade momentos de reflexões sobre a memória e a história de Santana do Ipanema, o laçamento aconteceu num ambiente natural, acolhedor e de fé do nosso município. As participantes puderam fazer orações e pedidos, demonstrando toda gratidão e devoção ao nosso Criador.

Embaixo de um frondoso Juazeiro aconteceu um momento para o lanche ao som do violão e a musicalidade do professor Marcos.

Veja um momento especial no vídeo a seguir:


A secretária Vera Araújo falou aos presentes, destacando a importância daquele lugar. Uma RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural, a primeira do Estado de Alagoas, de propriedade do saudoso professor e empresário Alberto Nepomuceno Agra.

Para mim é motivo de muita emoção estar aqui com vocês. Tive o privilégio de conhecer e ser amiga do professor Alberto Agra. Dele recebi muitas lições e duas marcaram, minha vida: A primeira ter a honra de homenageá-lo quando fui Diretora de Cultura na gestão da então prefeita Renilde Bulhões, nomeando uma sala no Museu Histórico e de Artes Darras Noya. No momento do descerramento da placa o homenageado se emocionou e não perdendo seu típico bom humor, até brincou: "Que vergonha, um soldado chorando!". A segunda lição foi receber dele um livro sobre a história da Itália que ele trouxe quando da sua viagem aquele país.

Maria Verônica Araújo – Secretária municipal do Trabalho, Assistências e Desenvolvimento Social


Vera disse do objetivo do projeto e apresentou o jornalista e escritor José Malta Fontes Neto que estará a frente nos próximos três meses, tempo planejado para as ações. Disse também que o projeto será construído a partir dos encontros e das reflexões que serão propostas.

O Jornalista José Malta se apresentou e disse da alegria em poder participar de um projeto na área que ele gosta que é a literatura na produção de textos registrando as memórias e história. Falou da diferença entre os dois aspectos. Distribui cópias do cordel A IGREJINHA DAS TOCAIAS – SUA HISTÓRIA – Um episódio da História de Santana do Ipanema – Documentário em Cordel Histórico-Geográfico-Sociológico, de autoria do professor, escritor e historiador Clerisvaldo B. Chagas.

Como o trabalho será contínuo José Malta leu apenas uma página do material e pediu para que as participantes fizessem a leitura como dever de casa, para comentários no próximo encontro.

Finalizada a parte embaixo do Juazeiro os participantes fizeram uma pequena caminhada na Reserva Tocaia rumo a Igrejinha das Tocaias, para a finalização em grande estilo do momento.

Durante a caminhada, olha quem estava apreciando a movimentação: Um morador da RPPN Tocaia.


Em frente a Igrejinha um grande círculo foi formado e orações foram feitas. A secretária Vera Araújo disse aos participantes de uma surpresa programada: como visitou um dia anterior o local e viu os ex-votos no local, como também fitas em uma árvore simbólica seca, trouxe para todos fitas, para que fossem colocadas e pedidos feitos.

Com a Igrejinha aberta as idosas também puderam fazer suas orações pessoais, aceder velas como também agradecer mais uma vez a Deus.

Andes do encerramento o jornalista José Malta distribuiu cópias da Oração de São Manuel da Paciência, contando um pouco da história desse Santo, cuja imagem está na Igrejinha, colocado pelo Seu Carrito, Seu Liou e o Cônego Luiz Cirilo Silva, segundo informações do professor e historiador Marcelo André Fausto Souza.

Comentários