Morre aos 74 anos o Monsenhor Delorizano Marques da Rocha

Geral

Por José Malta Fontes Neto-Jornalista MTE/AL 1740

Morreu na manhã desta segunda-feira (23), em Maceió, o Monsenhor Delorizano Marques da Rocha. O sacerdote sofreu um infarto do miocárdio e estava internado no Instituto do Coração no Hospital Arthur Ramos na Capital Alagoana havia vinte dias. Nesta segunda-feira (23) teve novas complicações cardíacas levando-o a óbito.

O corpo do monsenhor virá para Santana do Ipanema e será inicialmente velado na Igreja Matriz de São Cristóvão, onde acontecerá a Missa quando da chegada.O velório acontecerá durante toda a noite e madrugada. Às 05h30min desta terça-feira (24) será celebrada outra Missa.

As 6h30min desta terça-feira (24) o féretro será levado em cortejo fúnebre à Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana, onde também será celebrada uma Missa às 07h.

Após as homenagens e celebrações em Santana do Ipanema o corpo seguirá para a cidade de Major Izidoro. Em sua terra natal será celebrada a Missa às 09h e na sequencia acontecerá o sepultamento no cemitério local.

Delorizano Marques da Rocha (*27/02/1944 +23/07/2018)

Delorizano Marques da Rocha nasceu em Major Izidoro aos 27 dias de fevereiro de 1944. Foram seus pais Benedito Jerônimo da Rocha e Maria Marques da Rocha. Fez curso primário nessa cidade, o ginásio no seminário de Nossa Senhora de Fátima em Penedo e o científico, no seminário de São José em Garanhuns. No seminário de Viamão no Rio Grande do Sul, estudou filosofia e teologia, na Universidade Católica de Porto Alegre.

D. Otávio Barbosa Aguiar ordenou-o, em 23 de janeiro de 1975, na matriz de sua terra natal, onde cantou a primeira missa no dia seguinte.

Em 1975, foi nomeado coadjutor do monsenhor Sebastião Alves Bezerras, homem de virtudes e dedicado à Igreja, em Água Branca. Dirigiu a Diaconia de Inhapi e, depois, foi o primeiro vigário, nomeado em 1976. A paróquia foi criada em 21 de junho de 1976, cuja padroeira é Nossa Senhora do Rosário. Paroquiou em Batalha. Em 31 de janeiro de 1980 foi nomeado pelo Bispo Diocesano D. Epaminondas José de Araújo, pároco da paróquia de São Cristóvão na cidade de Santana do Ipanema.

Em 10 de fevereiro de 1989, assumiu o paroquiato de Senhora Sant´Ana. Recebeu o título de Monsenhor em 14 de dezembro de 2003. Para comemorar o início do século XXI, construiu o santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, inaugurado em primeiro de janeiro de 2001. Foi transferido para Água Branca, em fevereiro de 2008.
(A Freguesia da Ribeira do Panema – Tobias Medeiros – 2ª edição pg.149 - 2016)

Em maio de 2016 o Monsenhor Delorizano deixou a paróquia de Água Branca, indo para a cidade de Maceió gozar da sua aposentadoria.

Cidadão Santanense

No dia 23 de maio de 1984, por meio do Decreto Legislativo nº 03/84, de autoria do vereador Luciano Gaia Nepomuceno a Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema concedeu o título de Cidadão Honorário do então Padre Delorizano Marques da Rocha.

Comentários