Centenas de fiéis católicos participaram da celebração de Corpus Christi em Santana do Ipanema

Religião

Por José Malta Fontes Neto/Jornalista MTE/AL 1740

Pe. Jacyel Soares Maciel

Centenas de fiéis católicos das Paróquias de Senhora Sant´Ana e São Cristóvão participaram na tarde desta quinta-feira (31) da Celebração de Corpus Christi em Santana do Ipanema.

Inicialmente a celebração de Corpus Christi foi inciada com a Santa Missa na Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana pela manhã, depois adoração ao Santíssimo até as 16 quando foi iniciada a procissão que saiu da Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana e seguiu para a Matriz de São Cristóvão, percorrendo as Ruas Barão do Rio Branco, Cônego José Bulhões, Delmiro Gouveia, Maria Gaia, José Porfírio Palmeira, e Praça São Cristóvão.

O Santíssimo Sacramento foi conduzido em procissão inicialmente pelo padre Jacyel Soares Maciel, no início da Rua Delmiro Gouveia pelo diácono Tácido e na Rua Maria Gaia até a Matriz de São Cristóvão pelo padre Clejean Melo.

Em frente a Igreja Matriz de São Cristóvão aconteceu a Benção o Santíssimo Sacramento e a Santa Missa celebrada pelo padre Clejean Melo da Silva.

Celebrar o Corpo e o Sangue do Senhor é tornar sempre presente a memória de uma entrega e de uma doação total. Aquele que se faz alimento, se faz vida e, fazendo-se vida, faz-se salvação de todos. Mistério tão grande, beleza infinita. Para além dos tapetes ricamente decorados, dos paramentos litúrgicos e dos ostensórios dourados, que dão um toque especial a este dia, está acima de tudo um Deus presente, simples e próximo, no mistério do pão partilhado. Como dizia nosso querido São Francisco de Assis: "Pasmem o homem todo, estremeça a terra inteira e exulte o céu quando sobre o altar, na mão do sacerdote, está Cristo, Filho do Deus vivo". Que a simplicidade grandiosa deste mistério jamais escape aos nossos olhos.

Frei Alvaci Mendes da Luz, OFM. São Paulo/SP

Celebração de Corpus Chisti

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

O Corpus Christi não é feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal como ponto facultativo. Isso significa que a entidade patronal é que define se os funcionários trabalham ou não nesse dia, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
Origem do Corpus Christi
A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Fonte:http://www.significados.com.br/corpus-christi(Acesso em 31/05//2018)

Comentários