Centenas de fiéis participam da Santa Missa de Cinzas na Paróquia de São Cristóvão

Religião

Por José Malta Fontes - Jornalista MTE/AL 1740

Centenas de fiéis participaram na noite desta quarta-feira (14) da Santa Missa de Cinzas na Paróquia de São Cristóvão.

O Padre Clejean Melo da Silva presidiu a celebração e na sua homilia destacou a importância de abrirmos nosso coração, foi enfático quanto a necessidade do abando dos vícios da modernidade como whatsapp, instagram e tantos outros artifícios que roubam o tempo das pessoas, que deixam de lado a busca por Deus. “ Esses tempos modernos estão deixando os corações dos cristãos endurecidos, devemos aproveitar o momento da quaresma para refletirmos sobre isso” - disse o Pe. Clejean.

Ao final da celebração lembrou a todos da importância do período quaresmal, das confissões, dos jejuns e principalmente da conversão, e caridade. Informou sobre as vias-sacras que já se iniciam na próxima sexta-feira (16).

Pe. Clejean comunicou a todos que nesta quinta-feira (15) acontece o mutirão de confissões na Paróquia de São Cristóvão. Mais de 12 sacerdotes estarão confessando os fiéis.


QUARTA-FEIRA DE CINZAS

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa (sem contar os domingos) ou quarenta e seis dias (contando os domingos). Seu posicionamento no calendário varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março.

Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimônia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.

Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após o Carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela.

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Quarta-feira_de_cinzas

Comentários