Cultura: Poetas alagoanos recitam cordéis em homenagem às festas juninas

Cultura

Por Waldson Costa, G1 AL

Cordelista Santanense Silvano Gabriel foi um dos cinco que atenderam ao camado do G1-AL

Cinco poetas aceitaram convite do G1 e gravaram vídeos para celebrar a data e os santos Antônio, Pedro e João. Literatura de Cordel é conhecida pelo estilo popular.

Além de animar as pessoas com suas cores, comidas típicas e músicas, as festas juninas também servem de inspiração para versos e rimas em homenagem aos santos celebrados nessa época do ano.

A convite do G1, cinco cordelistas, adeptos do gênero literário construído com rimas e relatos populares, gravaram vídeos recitando poemas escritos por eles para celebrar São João, São Pedro e Santo Antônio, os donos da festa (confira os vídeos abaixo).

A literatura de cordel é bastante conhecida no Nordeste do Brasil. São folhetos impressos de forma artesanal, muitos deles com técnicas da xilogravura, desenhos feitos no papel com o uso de "carimbos" entalhados na madeira, e comercializados expostos em barbantes nas feiras livres.

Herança da colonização portuguesa no Brasil, geralmente os cordéis são construídos em estrofes de 6 a 10 versos, com linguagem popular, rimada e ritmada.

Apresentamos a seguir o vídeo do cordelista santanense Silvano Gabriel



Clique Aqui e veja a matéria com os demais vídeos

Comentários