Governo dará apoio aos pequenos produtores do Sertão

Agricultura

Por Ronaldo Lima

Durante encontro com produtores da Agricultura Familiar do município de Maravilha, no Sertão alagoano, o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, assegurou que o governo de Alagoas vai levar ações para amenizar a situação crítica que se encontram, em razão da estiagem que castiga o estado de Alagoas.

Além da falta de água para o consumo humano e animal, os produtores de leite de Maravilha também enfrentam a escassez de alimentos para o gado, o que levou uma queda significativa na produção de leite na região nos últimos anos.

O secretário Álvaro Vasconcelos assegurou aos produtores que entre as medidas que o governo de Alagoas, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), vai levar estão a distribuição de mais sementes para o plantio, visando o aumento da produção, cursos de capacitação nas áreas de irrigação, além de distribuição de equipamentos agrícolas.

Além disso, o secretário anunciou ainda que a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas vai formalizar convênio junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), visando à aquisição de toda produção dos produtores instalados no perímetro do Canal do Sertão.

?A parceria com a Conab será de fundamental importância, já que os produtos produzidos pela agricultura familiar serão comercializados na própria região, possibilitando o aquecimento da economia local?, enfatiza o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos.

Outro anúncio feito pelo secretário é com relação à distribuição de mais sementes para 2017, e que tem como propósito o governo de Alagoas, incrementar a cadeia produtiva da agricultura familiar dos municípios de Maravilha, Ouro Branco, São José da Tapera, entre outras cidades do Sertão alagoano.

Os produtores familiares ouviram ainda do secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, o anúncio de outros projetos a exemplo de convênio com o Programa Nacional de Alimentação Escolar, em parcerias com os municípios do Sertão, bem como incentivar a vinda de empresas que atuam com fruticultura irrigada dos estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco.

?O objetivo do governo de Alagoas é incentivar a vinda de grandes produtores de fruticultura, visando o fortalecimento da agricultura familiar no semiárido alagoano?, afirma o secretário Álvaro Vasconcelos. Segundo ele, a iniciativa visa fortalecer o segmento para que a produção possa ser exportada para outros países.





Comentários