Diferenças foram registradas nas regiões do Agreste, Sertão e Zona da Mata do Estado
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (26) o mapa do Brasil com modificações em 11 estados e 206 municípios da federação. Em Alagoas, as alterações aconteceram em 16 cidades das regiões do Agreste, Sertão e Zona da Mata.
De acordo com o IBGE, os mapas refletem mudanças na legislação, alterando os limites municipais, decisões judiciais (através de liminares e mandados) e ajustes cartográficos comunicados oficialmente ao instituto no âmbito de convênios mantidos com órgãos estaduais.
No Sertão alagoano, os municípios que tiveram seus territórios alterados foram Mata Grande, Canapi e Ouro Branco. No Agreste, Craíbas, Igaci, Lagoa da Canoa, Arapiraca e Feira Grande passaram por modificações.
As diferenças territoriais na Zona da Mata chegam até a capital Maceió. Assim, as cidades que foram atualizadas são: Cajueiro, Capela, Branquinha, Murici, Atalaia, Rio Largo, Satuba e a capital.
Brasil
Encontram-se disponíveis na página do IBGE os mapas municipais atualizados de 206 municípios brasileiros, correspondentes às alterações promovidas nos limites territoriais para o cálculo das Estimativas Populacionais de 2014. Os mapas podem ser acessados para download no link ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_estatisticos/estimativas_populacionais_2014.
Houve alterações em 11 estados: Bahia (113), Piauí (17), Alagoas (16), Minas Gerais (14), Pernambuco (13), Maranhão (10), Rio Grande do Sul (10), Rio Grande do Norte (7), Espírito Santo (2), Mato Grosso (2) e Paraíba (2). Cada alteração envolve no mínimo dois municípios.
Bahia foi disparado o estado com mais mudanças, 113 (Imagem: Divulgação / IBGE)
Essas alterações territoriais foram encaminhadas ao IBGE até 30 de abril de 2014 e incorporadas à metodologia das Estimativas Populacionais de 2014 enviadas ao Tribunal de Contas da União em 31 de outubro de 2014.
Comentários