Seis personalidades foram homenageadas com a honraria pelas ações voltadas à qualidade de vida na melhor idade
A Comissão de Defesa do Idoso da Câmara Municipal de Maceió realizou hoje (25) a entrega da Comenda Dom Fernando Iório Rodrigues. Os vereadores Fátima Santiago (PP), Simone Andrade (PTB) e Dudu Ronalsa (PSDB) concederam a honraria a cinco personalidades que se destacam na capital pelo trabalho desenvolvido em prol da terceira idade.
A sessão solene foi comandada pelo presidente Kelmann Vieira (PMDB) e contou com a presença de familiares e amigos dos homenageados. Receberam a comenda na manhã desta quinta-feira, o vigário-geral de Maceió, monsenhor José Augusto; a presidente da Associação Alagoana de Alzheimer, Maria José de Souza Florêncio; a presidente da Associação dos Idosos de Alagoas, Maria José Araújo; e presidente da Associação dos Idosos Liberdade, Maria Nita de Araújo; a coordenadora do Serviço Comunitário Interparoquial do Planalto da Jacutinga, Marli Bomfim Mendonça; e a integrante da Associação da Melhor Idade do Vale do Reginaldo, Adélia Barros.
Em seu discurso, a vereadora Fátima Santiago - responsável pela indicação do monsenhor José Augusto Silva Melo, vigário geral de Maceió, e da presidente da Associação Alagoana de Alzheimer, Maria José de Souza Florêncio -, saudou os homenageados e lembrou da luta de Dom Fernando Iório. ?Ele dizia que no Brasil, não demoraria muito, o número de idosos seria maior que o de crianças, e teríamos mais casas de apoio que creches. Isso já se reflete nos dias de hoje. O envelhecer precisar ser ativo, não dependente, e é esse tem sido o papel desenvolvido por essas pessoas, que hoje recebem a comenda que leva seu nome?, afirmou.
Ao agradecer a homenagem, o vigário-geral de Maceió, monsenhor José Augusto, falou de contribuição e direitos. ?Precisamos estar atentos a nossa missão, não estamos vivendo por viver. Estamos aqui para contribuir para a sociedade que está em construção. Temos dívida para com o idoso, ele cobra direitos, não benesses. Ele já doou, já trabalhou, já deu sua contribuição?. O monsenhor finalizou seu discurso, lembrando, que, por seu histórico, a sociedade alagoana tem uma lacuna no trabalho de voluntariado, e para ele, este é o momento de exercê-lo.
Maria Jose Araújo, presidente da Associação de Idosos de Alagoas e Maria Nita de Araújo Tenório, presidente da Associação dos Idosos Liberdade, receberam a Comenda, por indicação da vereadora Simone Andrade. ?Homenageio aqui o trabalho dessas guerreiras que em suas atividades trabalham na defesa do idoso. O desafio de cuidar do idoso não pode ser destinado apenas ao estado, mas é responsabilidade de toda sociedade civil?, afirmou a parlamentar.
?Eu fico muito honrada pela lembrança a meu trabalho. Fico muito honrada de receber esta comenda que coroa 40 anos de atividades. Eu dedico essa homenagem a todos os meus companheiros da Associação Liberdade, que atende a quase 250 idosos. Aproveito para dizer que o idoso não pode ser lembrado como algo descartável, ele precisa de carinho e cuidados. Todos vocês jovens, um dia serão idosos, por isso precisam pensar como querem ser tratados no futuro?, lembrou Maria Nita.
A indicação do vereador Dudu Ronalsa foi para a dentista Marli Bomfim Mendonça, coordenadora do Serviço Comunitário Interparoquial do Planalto da Jacutinga. ?Há mais de 40 anos realizo esse trabalho social e essa comenda ao tempo que o reconhece, traz maior compromisso para com a comunidade e a família. Agradeço ao vereador e a esta Casa pelo reconhecimento?.
O presidente da Câmara, Kelmann Vieira, ressaltou a importância em reconhecer e valorizar esse tipo de trabalho porque a escassez de políticas públicas voltadas para o idoso é imensamente desproporcional ao aumento da longevidade da população brasileira, bem como às inúmeras necessidades da população na faixa etária acima dos 60 anos. ?Precisamos apoiar essas ações de ONGs, associações e organizações de toda a natureza que se voltam para o atendimento à terceira idade. Mais do que isso, precisamos fomentar o surgimento de mais iniciativas desse tipo e o fortalecimento de ações na esfera pública. Cuidar bem e planejar um futuro melhor para o idoso de hoje é um ato de responsabilidade e humanidade para todas as futuras gerações, onde nós mesmos estaremos inseridos em alguns anos?, afirmou.
Comenda- Criada em 2011, a Comenda Dom Fernando Iório Rodrigues é destinada às personalidades, instituições nacionais e locais, que se destacam em prol dos direitos das pessoas idosas.
Câmara de Maceió concede comenda Dom Fernando Iório ao Monsenhor José Augusto
GeralPor ASCOM Câmara de Vereadores de Maceió 25/06/2015 - 18h 50min Assessoria

Comentários