Pesquisa alia Marketing Estratégico a ovinocaprinocultura
A tarefa é aprimorar o marketing da Cooperativa Cafisa, localizada no município de Pão de Açúcar (médio sertão alagoano), especializada na produção de leite de cabra para gerar novos negócios. Foi essa a solução dada pela pós-graduanda em gestão de projetos Pollyana de Cássia - da Faculdade Pitágoras de Maceió - em artigo publicado pelo site FarmPoint, referência nacional sobre o assunto no Brasil.
Sob orientação do professor Carlos Spinelli, o trabalho intitulado ?Marketing Estratégico para produtos de ovinocaprinocultura? levou 6 meses para ser concluído entre leituras e pesquisas em outros municípios como Sertânia\\Pernambuco e Jequié\\Bahia. A proposta surgiu por ter sido constatada que a produção animal dos caprinos não supria a demanda do mercado pelos produtos naturais, saudáveis e saborosos associados aos derivados dos caprinos. A pesquisa identificou que, apesar da procura, parte dos produtores alagoanos não atendiam as exigências da legislação - as mesmas recomendadas para uma grande agroindústria. Os que atendiam, no entanto, sofriam com a falta de divulgação junto ao mercado consumidor.
No artigo, Pollyana sugere investimentos em ciência e tecnologia para otimizar os sistemas de produção, manejo e qualidade nutricional como alternativa para se destacar na cadeia produtiva.. E com o andamento do trabalho desenvolvido no artigo, os produtores devem ainda criar estratégias focadas na aquisição de novos consumidores. ?Investir em marketing é de fundamental importância para uma cooperativa de produtores rurais do médio sertão alagoano que possui rebanho, produção, alimentação e mercado para atender à demanda do público diferenciado que aprecia o leite caprino e seus derivados?, disse ela.
A pesquisadora ainda pontua que Alagoas tem vocação para caprinocultura, pois esses animais possuem uma boa adaptabilidade às condições climáticas da região. Além disso, segundo ela, trata-se de uma atividade que requer pouco investimento de capital com os consumidores locais existente.
?É um mercado informal pequeno, porém em expansão. E isso dificulta, muitas vezes, investimentos dos produtores para uma melhoria da qualidade bem como logística ágil para atender ao público mais exigente?, finaliza.
Leia o artigo e saiba mais.
Solução de alagoana para cooperativa sertaneja ganha destaque nacional
GeralPor Manuela Félix emcontexto.com 20/02/2015 - 22h 03min Assessoria

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