Centenas de Fiéis participam da Santa Missa de Cinzas na Paróquia de São Cristóvão

Religião

Por José Malta Neto

Pe. Clejean Melo participa da aposição de cinzas nos fiéis.

Centenas de fiéis participaram na noite desta quarta-feira (18) da Santa Missa de Cinzas na Paróquia de São Cristóvão.

A Santa Missa aconteceu de forma campal e foi celebrada pelo Padre Clejean Melo que na sua homilia baseada nas leituras, principalmente no evangelho na importância da doação de todo o coração como disse o Mestre Jesus, conclamou aos fiéis que quando fizeram caridade não busque retorno, façam desinteressadamente. Ressaltou também a importância do período da quaresma, tempo de jejum e penitências.

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa (sem contar os domingos) ou quarenta e seis dias (contando os domingos). Seu posicionamento no calendário varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março.

Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimônia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.

Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após o Carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela.

Fonte: Winkpédia

Comentários