Foi sepultado no fim da tarde desta quinta-feira (23) o corpo do Professor, empresário e ex-combatente da II Guerra Mundial Alberto Nepomuceno Agra.
Antes do sepultamento foi celebrado o Ritual de Exéquias (Encomendação), pelo Padre Adalto Alves Vieira, Pároco da Paróquia de Senhora Sant´Ana. Em momento contínuo foi realizada uma cerimônia pela Maçonaria denominada Pompas Fúnebres. Essa cerimonia foi conduzida pelo Delegado Litúrgico para o Rito Escocês Antigo e Aceito, Porfírio Rodrigues Câmara.
Durante a cerimônia foram colocadas folhas de Acácia Amarela que é um dos símbolos da Maçonaria.
Após a cerimônia da Maçonaria o corpo foi conduzido em cortejo fúnebre do Memorial OSACRE para o Cemitério do Barroso. A maioria das pessoas foram em seus veículos devido a distância, mas registramos muitas pessoas, principalmente as mais humildes, que fizeram o trajeto a pé próximo ao veículo da OSACRE que fez o percurso devagar para que essas pessoas pudessem acompanhar. Registramos dentre estas os funcionários da Farmácia Vera Cruz e a neta do Sr. Alberto Juliana Agra.
No Cemitério do Barroso o corpo do ex-combatente Alberto Agra foi recebido com honras militares especialmente conduzidas pelo 7º Batalhão de Polícia Militar. Registramos a presença do Major Vale comandante da corporação em Santana do Ipanema.
Momento das Honras Militares
Antes do corpo descer à sepultura foram feitas homenagens. Inicialmente o orador da Loja Maçônica Benfeitora da Ordem Amor a Verdade, Bacharel João Soares Neto, muito emocionado, leu a biografia do Companheiro (Lions), Irmão (Maçonaria) e Seu Alberto(para a comunidade).

Orador da Loja Maçônica Benfeitora da Ordem Amor a Verdade presta homenagem
Na sequencia a palavra foi concedida ao Delegado Litúrgico Porfírio Rodrigues e este por sua vez solicitou ao maçom Cremildo Vicente, também da delegacia litúrgica que o representasse. Cremildo discorreu sobre a vida do homenageado na Maçonaria ressaltando que ele galgou todos os graus do rito Escocês que são 33.
Também usou da palavra o maçom Plistheus Mota de Souza, Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil em Alagoas que ressaltou as palavras já ditas e rendeu suas homenagens em nome de toda a Maçonaria Alagoana.
Encerrando as homenagens, também muito emocionada usou da palavra Adriana Marques Agra, representando os demais familiares, ressaltando que o corpo do seu pai não estava mais entre nós, mas o seu ensinamento será lembrado durante muitos anos naqueles que conviveram com ele, principalmente os familiares. ?Tenho a certeza que até os pequeninos como Alberto Neto lembrarão com orgulho?.
Feitas as homenagens o corpo do já saudoso professor Alberto Agra baixou a sepultura ao Toque do Silêncio feito pelo policial do 7º BPM. Neste momento nossas lentes registravam a homenagem silenciosa do Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Desembargador José Carlos Malta Marques.

Toque do Silêncio
Um jardim grande se fez com as dezenas de coroas de flores que foram enviadas.
Comentários