Diversidade e Gênero no Sexta de Educação

Educação

por Andréa Cristhina Brandão Teixeira

Professora Ana Cristina Conceição Santos (UFAL/Campus do Sertão)

Nessa sexta-feira (13/12) realizamos o X encontro do Projeto de Capacitação Docente ?Sexta de Educação?. A palestrante da noite foi a professora Ana Cristina Conceição Santos (UFAL/Campus do Sertão). Ela é graduada em Pedagogia (UEBA), Mestra em Educação (UFAL) e Doutoranda em Educação Brasileira (UFCE) e, além de professora universitária, tem experiência de mais de 19 anos na Educação Básica. A professora participa, dentre outros grupos de pesquisa, do NUDES - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano (UFAL/Sertão).

A professora Ana Cristina falou das diferenças e contrastes entre homens e mulheres e ressaltou que hierarquias, desigualdades e jogos de poder também acontecem entre as mulheres e entre os homens. Salientou que resolver os problemas sociais não garante que a violência contra a mulher acabe, pois ela - seja psicológica, verbal ou física-,  acontece dentro de todas as classes sociais.

A professora ainda pontuou que a sociedade é que define os papéis que cada um deve representar, além de gerar expectativas, atribuições e explicitar direitos e deveres.

A própria sociedade, segundo a mesma, possui um pensamento binário (homemXmulher, brancoXpreto, machoXfêmea, heterossexualXhomossexual), que tenta padronizar comportamentos dentro de uma ?lógica fortemente opressiva?.

Para  a professora, a heteronormatividade imposta pela sociedade cria sistemas que produzem heterossexuais compulsoriamente e, orientação sexual é diferente de opção sexual.

A professora tratou ainda da diversidade religiosa apontando para a laicidade do Estado Brasileiro e a forma como a religião é tratada nas Escolas, dentro de um país predominantemente cristão.

 
O próximo encontro está marcado para o dia 08 de janeiro de 2014 e, acontecerá durante a manhã e tarde, com os temas: ?Limitações discentes X Necessidade de estímulo à produção escrita?, que será tratado por alunos do grupo de pesquisa ?Escritura, texto e Criação?/CEDU/UFAL, e ?Estratégias para formação de novos leitores? com o professor Murilo Alves/UFAL/Campus do Sertão.

Comentários