Antigos e novos alunos do Professor Marques de Melo fazem inventário crítico da sua obra acadêmica

Geral

pro Redação

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação ? INTERCOM ? realizou, no dia 13 de dezembro de 2013, sexta-feira, no Centro Cultural Marques de Melo, situado à rua Joaquim Antunes, 711 ? bairro de Pinheiros (São Paulo), o VIII Simpósio Nacional de Ciências da Comunicação, com a finalidade de celebrar o transcurso do 50º. Aniversário de fundação do Instituto de Ciências da Informação (ICINFORM), considerado o marco inaugural desse campo acadêmico no Brasil.

O ato foi dirigido pelo Prof. Dr. Antonio Hohlfeldt, presidente da INTERCOM, registrando-se o comparecimento de uma centena de pesquisadores procedentes de todo o país, especialmente os antigos e os atuais alunos do fundador da entidade que decidiram homenageá-lo pela conquista do Jabuti 2013.

Prêmio outorgado anualmente pela Câmara Brasileira do Livro ? CBL, desde 1958, o Jabuti foi atribuído ao professor Marques de Melo, autor do livro ?História do Jornalismo?, considerado o melhor do país, na área de Comunicação, publicado pela Editora Paulus.

Uma das entidades que promoveu o evento, a Paulus ofereceu um coquetel em homenagem ao escritor que inaugurou sua coleção ComunicAção, nela publicando vários títulos adotados como livros-texto em universidades espalhadas pelo território nacional. Na ocasião, o Padre Valdir José de Castro, diretor da coleção, anunciou o lançamento do novo livro escrito pelo Professor Marques de Melo ? Teoria e Metodologia da Comunicação ? Tendências do Século XXI ? que vai circular em março de 2014, fazendo um balanço crítico do estudo da comunicação ao redor do mundo.

Também participou do encontro, o diretor da EDITAE, Eliseu Silva, lançando a antologia Metamorfose da Folkcomunicação, organizada pelo professor Marques de Melo, em parceria com o jovem pesquisador Guilherme Fernandes. A obra tem perfil enciclopédico, registrando mais de mil páginas . Mobilizou cerca de 80 co-autores, focalizando todas as dimensões da disciplina criada há 50 anos por Luiz Beltrão, considerado o fundador das Ciências da Comunicação no Brasil.

Culminando o evento dedicado ao professor Marques de Melo, o diretor editorial da INTERCOM, Osvando de Morais apresentou aos sócios da entidade a trilogia JMM ? Fortuna Crítica de José Marques de Melo, obra coordenada pelo pesquisador Iury Parente Aragão, contendo um inventário minucioso do conjunto da obra do autor, assim distribuída: Volume 1 ? Jornalismo e Midiologia, volume 2 - Teoria e Pedagogia da Comunicação, volume 3 ? Comunicação, Universidade e Sociedade.

Mas a Professora Sonia Jaconi surpreendeu os participantes, ao confirmar o lançamento de mais uma obra coordenada por Marques de Melo. No próximo dia 17 de dezembro, às 9 horas da manhã, o Reitor da EDUFAL preside as comemorações do 30º. aniversário da EDUFAL, ocasião em que serão apresentadas várias obras, entre elas a História do Pensamento Comunicacional Alagoano ? Dicionário BioBibliográfico . Não podendo comparecer, o professor José Marques de Melo se fará representar pelas professoras Rossana Gaia e Magnolia Rejane dos Santos. Esse título corresponde ao segundo volume da coleção PENSA-COM Brasil, inaugurada em setembro de 2013 com o lançamento do PENSA-COM Piaui. Os próximos volumes reúnem os dados coletados em São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia.

Comentários