Órgãos apresentam política de resíduos sólidos para prefeitos

Geral

por Ascom Semarh

Reunião na AMA terá participação das esferas federal, estadual e municipal

Na próxima segunda-feira (17), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) convidou os 102 prefeitos do Estado de Alagoas para uma reunião que irá discutir as políticas estadual e municipal de resíduos sólidos. Na ocasião, serão discutidos investimentos e projetos que envolvem resíduos em todos o estado, bem como os consórcios municipais traçados pela política estadual.

De acordo com Elaine Melo, gerente de projetos e saneamento da Semarh, a reunião é importante para esclarecer todas as dúvidas das prefeituras acerca da construção dessa política, que encerrou no último dia 08 a etapa de consulta pública. Órgãos como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, a Fundação Nacional de Saúde, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Secretaria de Estado da Infraestrutura farão apresentações para esclarecer seus papéis no desenvolvimento e implantação das políticas.

Além de participar da discussão, a Semarh também reforçará o convite para a integração entre os órgãos para a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, que acontecerá em agosto. Durante o mês de julho ocorrerão as conferências regionais, que seguem os consórcios estabelecidos pela Política Estadual de Resíduos Sólidos, cujas sedes estarão definidas na segunda-feira.

A reunião, marcada para as 09:30h da segunda-feira, será precedida pela aprovação do estatuto do Consórcio da Região Metropolitana, que envolve 9 municípios. No mesmo dia ocorrerá a eleição do presidente do Consórcio da Regional Sertão.

Comentários