A Ouvidoria Geral da Previdência Social divulgou o seu relatório de atividades do ano de 2012. O documento é um resumo das ações desenvolvidas pela Ouvidoria no ano passado e apresenta dados sobre os tipos e volumes de manifestações recebidas, os canais de atendimento da Previdência com o cidadão, índices de resolutividade, além de outros indicadores. A publicação está disponível para consulta na página da Previdência Social na internet.
Aqui em Alagoas, em 2012, a Ouvidoria recebeu um total de 808 manifestações, com uma média mensal de 67 manifestações. Elas podem ser classificadas como elogios, sugestões, denúncias, reclamações e solicitações diversas. Do volume de manifestações cadastradas, 224 são reclamações. Esse número representa 27,7% das manifestações registradas ano passado. Foram cadastradas também 182 denúncias, 12 elogios e 15 solicitações diversas. A nível nacional foi registrado um total de 177.525 manifestações, com uma média mensal de 14.794 manifestações.
De acordo com o ouvidor-geral da Previdência Social, Mano Barreto, manifestações realizadas pelos cidadãos, como denúncias e sugestões, funcionam como importante ferramenta de gestão para a Previdência. O ouvidor destaca as mudanças e avanços registrados pela instituição nos últimos anos ? como alterações na legislação previdenciária, nos processos de atendimento e de prestação de serviços ? que resultaram de contribuições da população.
Das 808 manifestações recebidas em 2012, em 60% delas a Ouvidoria conseguiu dar uma resposta direta ao cidadão, sem necessidade de encaminhá-las para as áreas técnicas responsáveis. Nesse caso, o tempo médio de resposta ao cidadão é de menos de 5 dias. As manifestações podem ser feitas através do número 135, que é a central da Previdência, pela internet no www.previdencia.gov.br, entra na aba Ouvidoria Geral e lá cadastra sua manifestação.
Histórico
Criada em 1998, a Ouvidoria Geral da Previdência Social completa 15 anos de atividade em agosto de 2013. Neste período, foi responsável pelo registro de mais de 2,3 milhões de manifestações de usuários que utilizam os serviços da Previdência Social. A média anual, entre 1998 e 2012, foi de mais de 155 mil cadastros. Nesses quase 15 anos, a Ouvidoria se tornou uma das maiores ouvidorias públicas da América Latina e a mais antiga da administração direta.
Ouvidoria da Previdência Social registrou 808 manifestações de Alagoas em 2012
Geralpor Comunicação Social do INSS/AL 23/05/2013 - 14h 02min Ilustração

Comentários