Programa Anjos da Paz realiza acolhimentos em Santana do Ipanema

Geral

por Larissa Bastos - Secom

Iniciativa da Sepaz integra ações do Governo no Sertão; base da equipe está montada na igreja matriz da cidade


Fotos: Paulo Rios
Programa Anjos da Paz realiza acolhimentos em Santana do Ipanema

Equipe dos Anjos Paz atendem em Santana do Ipanema

Para atender a população sertaneja, o programa Anjos da Paz também montou uma base na cidade de Santana do Ipanema, onde o Governo do Estado está instalado desde a última segunda-feira (24) para discutir a seca no Sertão. Apenas nesta quinta (27), a equipe da Secretaria de Promoção da Paz (Sepaz) recebeu 12 solicitações de visita a residências de dependentes químicos.

O objetivo é acolher os usuários de álcool e outras drogas que buscam ajuda, realizando encaminhamentos para as comunidades acolhedoras. ?As famílias nos procuram e vamos às casas para uma análise do paciente. Depois disso, fazemos uma triagem e, se ele tiver perfil, é dirigido para a comunidade?, explica a diretora de Recuperação da Sepaz, Lideilma Alves.

Ela destaca que, dependendo do caso, a encaminhamento pode ser feito para outros órgãos responsáveis, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Todo o processo, porém, deve contar com a concessão do dependente. As visitas são realizadas por equipes com um psicólogo e um assistente social, que traçam um perfil do usuário.

A base da Sepaz em Santana está montada na igreja matriz do município e, visando chamar a atenção da população, a secretaria foi às rádios para anunciar o atendimento. ?Além das visitas, também estamos realizando atendimentos e orientações quanto ao uso de drogas e, por isso, divulgamos bastante para as que pessoas saibam que estamos aqui,?, completa Lideilma.

Foi o caso da esposa de um usuário de álcool, que procurou os Anjos da Paz para um acolhimento. ?Ouvi no rádio e corri atrás para que eles viessem na minha casa conversar com o meu marido. Essa é minha última esperança e quero muito que meu ele possa fazer um tratamento?, disse ela, que é casada há 23 anos e possui dois filhos.

O trabalho do Anjos da Paz continua nesta quinta-feira (28), dentro das ações do Governo Perto de Você, que acontece durante todo o dia na Escola Estadual Laura Chagas, em Santana do Ipanema. O programa vai oferecer orientações, apoio e informações, além de solicitações de visita para posterior encaminhamento a comunidades que fazem parte do Acolhe Alagoas.

Em Maceió, as famílias de dependentes químicos podem solicitar uma visita para orientação pelos telefones 0800-280-9390 e 3315-1913 ou diretamente na Casa de Acolhimento, que centraliza as ações do Acolhe Alagoas, localizada na Rua Silvério Jorge, 500, Centro, Maceió (próximo à Praça Sinimbu).

Comentários