Seagri recebe primeiro lote com 6 mil aves e mais de 14 toneladas de ração

Agricultura

por Diego Barros - Ascom Seagri

Seis mil pintinhos serão repassados aos agricultores familiares (foto: Ascom/Seagri)

Ação faz parte do Programa de Avicultura Familiar (PAF), que ao todo vai beneficiar 14 municípios

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) recebeu esta semana 6 mil pintinhos e 14.400 quilos de ração, adquiridos por meio de processo licitatório, que fazem parte do Programa de Avicultura Familiar Sustentável de Alagoas (PAF), um dos projetos do Alagoas Tem Pressa.

Os animais estão alojados num aviário no município de Palmeira dos Índios, onde devem permanecer por 28 dias, período necessário para se tornarem aptos a sobreviver em propriedades rurais.

Depois disso, serão repassados a agricultores familiares já cadastrados em dois municípios que fazem parte do programa. Ao todo, mil produtores familiares em 14 municípios serão incluídos no PAF. Para isso, a cada mês a Seagri vai receber novos lotes de pintinhos e de ração. Cada produtor receberá 60 aves, sendo 30 de corte e 30 para postura. Após 90 dias, recebe mais 40 aves de corte, além de ração.

Para começar a atividade, os agricultores também receberão assistência técnica específica e terão prioridade para vender ovos e frango abatido ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em seu município.

Além da Seagri, são parceiros do PAF a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas (Ictal) e o Sebrae/AL.

Seis mil pintinhos serão repassados aos agricultores familiares (foto: Ascom/Seagri)


Expansão

O PAF foi implantado de forma experimental em Santana do Ipanema, com apoio da prefeitura local e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), o Instituto Globoaves e as empresas Globoaves e Novus. Ao todo, 100 produtores já foram beneficiados. Devido ao sucesso do programa em Santana, os agricultores fundaram a Associação de Avicultores do Sertão e agora servem de modelo para a expansão do PAF em 14 municípios.

?É muito importante para um Estado como Alagoas ter a fixação do homem no campo e a otimização da agricultura familiar. No Estado, temos vários programas nesse sentido e contamos com apoio total do governador Teotonio Vilela?, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior.

?O PAF de Alagoas também vai ser exemplo para países africanos. Em 2011, recebemos a visita de técnicos e de representantes do governo de Moçambique interessados em conhecer o caso de sucesso de Santana do Ipanema?, comentou o secretário.

Comentários