O projeto saúde na praça completou dois meses de existência e vem atendendo a um público de aproximadamente 350 pessoas dividas em dois turnos. No turno matutino a maioria dos participantes são idosos, numa média de 120 pessoas por dia, sempre das 5 às 6 horas da manhã, e na parte da noite, participam uma média de 230 pessoas, sempre das 19 às 20 horas. No turno noturno existe uma mescla maior no que diz respeito à faixa etária e pode-se notar pessoas praticando a atividade desde os 12 anos até os 75.
As aulas acontecem às segundas terças e quintas e mesmo quando chove (especificamente na turma da manhã), ocorrem as aulas.
Ao longo destes dois meses, não são poucos os relatos por parte dos participantes de melhora na qualidade de vida, que é principal objetivo do projeto. Outras metas é diminuir a incidência de hipertensão arterial, sedentarismo, colesterol alto, controlar a diabetes melitus, entre outros.
?A prática de exercício físico mudou a minha vida por completo. Eu era uma pessoa sem disposição, nem para fazer caminhada tinha coragem, vivia sentindo dores nas articulações e, depois que comecei a fazer as aulas do saúde na praça, me sinto outra pessoa. O programa me incentivou a mudar os meus hábitos alimentares, o que fez com que eu perdesse 2 kilos apenas com as atividades e mudança dos hábitos alimentares. Hoje eu tenho mais disposição nas atividades do meu dia-a-dia, o que melhorou e muito a minha vida? - relata Ana Lúcia, aluna do saúde na praça desde o início das atividades.
As aulas são ministradas pelo educador físico Matheus Teles com o auxilio da estagiária Patrícia Nayanne na turma da manhã, e na turma da noite, juntamente com a estagiária Hellyfelethe. O som tem ficado a cargo de Givaldo som. As atividades realizadas são de alongamento acompanhado de exercícios de baixo e médio impacto, culminando com um relaxamento para evitar dores após as aulas.
O Projeto saúde na praça é uma realização da Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e o NUPS (Núcleo de Promoção à Saúde).
Projeto Saúde na Praça: dois meses de muita saúde para os santanenses
Saúdepor Prof. Matheus Teles 27/08/2012 - 09h 10min Maltanet

Comentários