Mantendo a tradição a Paróquia de São Cristóvão realiza mais um retiro carnavalesco no Bosque do Tigre às Margens da Rodovia BR-316 no município de Maravilha.
Esse retiro de carnaval foi criado pelo Movimento Bíblico, quando o Pároco de São Cristóvção era o professor Alberto pereira Santos e cujo histórico apresentamos após as imagens, narrado pelo professor Alberto no prefácio do Livro À Sombra da Quixabeira, editado pelo Portal Maltanet.
A nossa reportagem esteve na manhã desta segunda-feira de carnaval. La encontramos os homens em suas atividades. Registramos as presenças dos Padres José Neto e Petrônio que estavam realizando confissões, como também do Padre Henaldo, atual pároco da Paróquia Sagrada Família de Maravilha que procedeu uma fala aos presentes apresentando em primeira mão o lema da Campanha da Fraternidade 2011 da CNBB.
Nas imagens podemos constatar a paz que reina naquele lugar, distante da folia momesca.
Paroquianos de São Cristóvão encontram-se no Retiro do Tigre
Religiãopor Redação 07/03/2011 - 17h 00min José Malta Fontes Neto

Como surgiu o retiro do Tigre (texto narrado pelo Professor Alberto Pereira Santos no prefácio do livro À Sombra da Quixabeira).
Já na vida adulta, no alvorecer da minha caminhada sacerdotal, encontrei-me com a quixabeira, ao lado da BR 3l6, à margem esquerda do riacho Tigre, município de Maravilha. Ali, à sombra de algumas quixabeiras, deu-se o primeiro encontro bíblico da paróquia de são Cristóvão. Não tenho certeza do ano, mas foi num l2 de dezembro de l966 ou l967. Presentes estávamos eu, vigário paroquial, José Vieira, de saudosa memória, líder inconteste do movimento bíblico que se iniciava, Marinho, Manuel Juvêncio, Batista Marcelino e outros que acolheram o chamado para a missão de evangelizar.
Adquiri aquele terreno e o destinei para os nossos encontros de evangelização. Anualmente nos reuníamos com os líderes para uma avaliação do trabalho efetuado e colher sugestões para novas metas a serem atingidas. O carnaval era um tempo propício para uma preparação à Semana Santa. O movimento crescia a cada dia. Consolidava-se o retiro no Tigre. Contávamos com a presença marcante do padre Timóteo, missionário redentorista, que passava os três dias de carnaval, acampado com aqueles homens simples, transmitindo toda a espiritualidade e cultura de que era possuidor.
Naqueles encontros, chegou-se a contar mais de mil homens. Convém evidenciar que o encontro das mulheres surgiu posteriormente. Com o meu afastamento das funções sacerdotais, os meus sucessores deram continuidade ao retiro anual que tem como cenário as quixabeiras que testemunharam o nascimento do Movimento Bíblico.
Comentários