Comandante-geral da PM, coronel Dário César, ressaltou que planejamento foi pensado para garantir a segurança do eleitor
Em reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (26), o Comando Geral da Polícia Militar de Alagoas fez as últimas orientações aos policiais que estarão comandando tropas nas eleições. Oficiais da corporação estiveram no auditório da Secretaria de Defesa Social para conhecerem como será a atuação da PM nos 102 municípios do Estado.
PM apresenta plano operacional para o 2º turno das Eleições
?Elaboramos um planejamento que garanta a segurança do eleitor, já que é essa a nossa principal função?, ressaltou o comandante-geral da PM, coronel Dário César. Segundo ele, apesar do efetivo ter sofrido uma redução em relação ao primeiro turno, em virtude do menor registro de ocorrências, todos os locais de votação contarão com a presença da PM. A medida foi adotada ainda para respeitar a concessão de férias e licença especial dos policiais militares, suspensas na primeira fase do pleito.Ao todo, a PM empregará um efetivo de 6.570 policiais militares, sendo 3.286 na região metropolitana e 3.284 no interior do Estado. Como ocorreu no 1º turno, recrutas do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças reforçarão a segurança e, acompanhados de policiais experientes, atuarão na guarda das urnas no dia anterior até a hora da votação. Ainda, 49 policiais militares à disposição dos Gabinetes e das Assessorias Militares do Governador e do vice-governador, do Tribunal de Justiça e das Procuradorias gerais de Estado e da Justiça também reforçarão o efetivo.

PM apresenta plano operacional para o 2º turno das Eleições
Após observar durante a primeira fase do período das eleições um grande número de ocorrências que configuram crime ambiental, a PM adotará uma postura mais firme para coibi-los. ?O Batalhão Ambiental estará pronto para detectar a distribuição indevida dos conhecidos santinhos que poluem a cidade. A multa prevista é de 5 mil a 50 milhões, além de reclusão de um a quatro anos, conforme o artigo 54 da Lei dos Crimes Ambientais?, frisou Dário César.
Outro diferencial em relação à primeira fase do pleito, será o registro de áudio e vídeo. Uma equipe de policiais militares estará nos locais de maior aglomeração de público, como o Centro de Estudos e Pesquisa Aplicada (Cepa) e o complexo do Benedito Bentes filmando a movimentação eleitoral. ?O objetivo é flagrar crimes de boca de urna, venda de votos e transporte irregular de eleitores?, salientou o comandante. O helicóptero da PM também estará sobrevoando locais estratégicos.
Tropas do Exército também reforçarão algumas cidades durante as eleições e nos municípios de Branquinha e Santana do Mundaú, policiais da Força Nacional em Alagoas ficarão nas tendas que serão montadas para funcionar como locais de votação, já que as cidades passam pelo processo de reconstrução pós-enchente.
Amanhã (27), o comando da PM também estará se reunindo com os oficiais no posto de capitão para passar as mesmas orientações de hoje.
Embarque da tropa
O embarque da tropa para o interior do Estado está marcado para às 7 horas da sexta-feira, dia 29 de outubro. Os policias viajarão já com os valores das diárias em conta. De acordo com o comandante da PM, assim como ocorreu no 1º turno, o governo de Alagoas já liberou o processo para pagamento antecipado da ajuda de custo.
A PM utilizará policias militares do meio administrativo de todas as unidades, a exemplo do Quartel do Comando Geral. O policiamento na capital não terá o efetivo reduzido devido ao reforço para o interior e vai continuar com o mesmo número diário de guarnições de serviço. Ao todo, 497 viaturas policiais serão disponibilizadas.
O retorno da tropa está programado para a próxima segunda, dia 1º. Mas, segundo o comando da PM, caso haja necessidade de manter o efetivo em algumas cidades, os policiais deverão permanecer nos locais até que o clima de tranquilidade seja restabelecido.
A PM atuará com quatro modalidades de policiamento: a pé, motorizado, montado e aéreo, sendo esse último sendo executado pelo Bope.
Comentários