Maceió participa da Campanha Mundial de Combate ao AVC

Saúde

Theodomiro Jr - ASCOM - Santa Casa Maceió

Campanha Mundial de Combate ao AVC - Equipe multidisciplinar faz alerta sobre doença silenciosa que avança sobre a sociedade

Uma em cada seis pessoas no mundo terá um acidente vascular cerebral em sua vida. Essa pessoa pode ser você! Com esse lema um grupo de profissionais da Santa Casa de Maceió promoverá em Maceió, de 23 a 29 de outubro, palestras e eventos dentro da Semana Nacional de Combate ao AVC e no Dia Mundial do AVC, celebrado no dia 29.

O AVC, popularmente conhecido como derrame, é uma doença cerebral, mas pode afetar todo o organismo. As sequelas mais comuns são paralisia completa ou sinais de fraqueza de um lado do corpo. No outro extremo, a situação mais crítica é o estado vegetativo dos pacientes que sobrevivem aos casos mais graves de hemorragia cerebral.

O acidente vascular pode causar ainda problemas de pensamento, cognição, aprendizado, emocional, déficit de atenção etc.

Para se entender o AVC é preciso saber que existem dois tipos: o mais comum e o mais brando é o acidente vascular isquêmico, que afeta 80% dos pacientes. Nesses casos, a interrupção do fluxo de sangue para determinada região do cérebro acaba afetando funções neurológicas dependentes daquela área. Daí as paralisações em algumas partes de corpo.

No acidente vascular hemorrágico, entretanto, ocorre sangramento na região cerebral seguido de fatores complicadores tais como aumento da pressão intracraniana, edema (inchaço) no cérebro, entre outros. Em torno de 20% dos acidentes vasculares cerebrais são hemorrágicos que, dependendo do caso, pode levar a óbito ou deixar o paciente com os membros totalmente paralisados.

O que mais alarma a neurologista da Santa Casa de Maceió, Lucyana Karla, é que a cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo, alguém em algum lugar morre de acidente vascular cerebral. Por isso, a Organização Mundial de AVC (WSO, na sigla em inglês) está pedindo medidas urgentes para enfrentar a epidemia silenciosa, lançando a campanha "Um em cada seis". Em Maceió, a campanha está sendo articulada por Lucyana Karla.

A programação distribuirá folhetos no centro da capital alagoana, na orla marítima, em pontos de ônibus e em universidades no período de 24 a 28 de outubro. No dia 29, das 10h às 21h, a equipe ocupará o Shopping Maceió realizando controle de glicemia, aferição da pressão arterial, orientação nutricional, distribuição de folhetos educativos e palestras.

Participam da campanha "Um em cada seis" especialistas como Fernando Tenório (Neurologista), Analuiza Sarmento (Neurologista), Valéria Nogueira (Neuropediatra), Mônica Lessa (Geriatra), Norma Suely (Pneumologista), Luis Eduardo (Cardiologista), Nicolaas Grosse (Neuropsicólogo), Fabrícia Jannine (Fisioterapeuta), Alexsandra Nunes (Fonoaudióloga) e Jonatan Nascimento (Educador Físico).

Theodomiro Jr.
Jornalista | Assessoria de Comunicação

Conheça o Projeto

APRESENTAÇÃO


O AVC é principal causa de morte no Brasil, e a principal causa de incapacidade em adultos, retirando do mercado de trabalho milhares de brasileiros.
A Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization - WSO) tem a missão de proporcionar acesso às informações, promover pesquisas e treinamentos que visam reduzir a incidência de AVC (acidente vascular cerebral) e melhorar o atendimento às vítimas em todo o mundo.
No Brasil, a Rede Brasil AVC, em parceria com a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e a Academia Brasileira de Neurologia, realiza anualmente, em concordância com a WSO, várias ações, dentre essas a Semana Nacional do Combate ao AVC e o Dia Mundial do AVC.
Em Maceió, o grupo Ação AVC uniu esforços e iniciativas de empresas, instituições, faculdades, hospitais, médicos e profissionais de diversas áreas, que possibilitou inserir o Estado de Alagoas nessa importante campanha. A sensibilização para o Dia Mundial do AVC será no dia 29.10, no Maceió Shopping.
O tema "Um em cada seis" foi escolhido pela WSO para destacar o fato de que hoje, uma em cada seis pessoas no mundo inteiro terá um AVC durante a sua vida. Os principais objetivos da campanha são: conscientizar a população sobre a gravidade da doença, reconhecimento dos fatores de risco, estímulo à vida saudável e reconhecimento dos sinais de alerta de um AVC, bem como ressaltar a importância do tratamento de reabilitação.

INTRODUÇÃO

A cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo, alguém em algum lugar morre de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Isso, no entanto, é mais do que uma estatística de saúde pública. Estas são pessoas que, ao mesmo tempo, eram irmãos de alguém, esposa, marido, filho, mãe, pai, amigo. Atrás dos números existem vidas reais. A Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization - WSO) está pedindo medidas urgentes para enfrentar a epidemia silenciosa, lançando a campanha "Um em cada seis" no Dia Mundial do AVC, 29 de Outubro.
O objetivo da campanha é colocar a luta contra o AVC como tema central da agenda global de saúde. O tema "Um em cada seis" foi escolhido para destacar o fato de que hoje, uma em cada seis pessoas no mundo inteiro terá um AVC durante a sua vida. Todos estão em risco e a situação pode piorar com a complacência e a inércia.
A campanha "Um em cada seis" comemora não apenas o fato de que o AVC pode ser prevenido, mas que os sobreviventes de AVC podem recuperar-se totalmente e manter sua qualidade de vida com o atendimento e tratamento correto e com o suporte adequado a longo prazo. A campanha dos próximos dois anos tem o objetivo de reduzir o impacto do AVC agindo em alguns desafios básicos: reconhecimento dos fatores de risco, estímulo à vida saudável e reconhecimento dos sinais de alerta de um AVC.
O AVC ocorre em qualquer idade e também afeta crianças, incluindo recém-nascidos. O AVC é a segunda principal causa de morte no mundo, sendo responsável por cerca de seis milhões de mortes a cada ano. O AVC é responsável por mais mortes anualmente do que as atribuídas à AIDS, tuberculose e malária juntos - três doenças que foram referências de sucesso em campanhas de saúde pública, capturando a atenção da mídia mundial e, consequentemente, convocando líderes mundiais, governos e diversos setores da sociedade civil para agir.
No Brasil o AVC é a primeira causa de morte e incapacidade, com um enorme impacto econômico e social. Nós da Rede Brasil AVC, Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e Academia Brasileira de Neurologia estamos unidos nesta luta e faremos uma campanha Nacional de educação e alerta à população sobre a doença, a mesma campanha da Organização Mundial.
Para maiores informações sobre o projeto Nacional, favor consultar (www.redebrasilavc.org.br).

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO AVC EM MACEIÓ:
26 a 28 de Outubro:

Distribuição de folhetos na região central de Maceió, orla marítima, pontos de ônibus e Universidades.
Divulgação do evento na mídia local.

29 de Outubro: DIA MUNDIAL DO AVC
Local: Shopping Maceió ( 10 às 21:00 h)
Ponto de informação para orientação, controle de glicemias, aferição da pressão arterial, orientação nutricional, distribuição de folhetos educativos.
Palestras para o público.
Participação de acadêmicos e voluntários.
Divulgação na mídia impressa e televisiva.

palestrantes:

- fernando Tenório Gameleira (Neurologista)
- Analuiza Sarmento (Neurologista)
- Valéria Nogueira (Neuropediatra)
- Mônica Lessa (Geriatra)
- Norma Suely (Pneumologista)
- Luis Eduardo de Magalhães (Cardiologista)
- Nicolaas Grosse (Neuropsicólogo)
- Fabrícia Jannine (Fisioterapeuta)
- Alexsandra Nunes (Fonoaudióloga)
- Rosilda de Almeida (Terapeuta ocupacional)
- Jonatan Nascimento (Educador Físico)


COMISSÃO ORGANIZADORA DO PROJETO MACEIÓ

Lucyana Karla (lucyanakarla@gmail.com)
Neurologista Santa Casa de Misericórdia de Maceió
Representante da Rede Brasil AVC em Alagoas

Analuiza Luna Sarmento (analuizasarmento@terra.com.br)
Neurologista Santa Casa de Misericórdia de Maceió

Solange Chimatti Syllos (sosyl@uol.com.br ? solange@zampieriimoveis.com.br )
Diretora Zampieri Imóveis e idealizadora do Ação AVC

APOIO LOCAL:
AÇÃO AVC
ALMACS
CESMAC
CLINILAR
CORPO DE BOMBEIROS
FAL
GRAFMARQUES
MACEIÓ SHOPPING 
SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE MACEIÓ
SECOVI (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de Alagoas)
SESC SAÚDE
SINDUSCON (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Alagoas)
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ 
SIX PROPAGANDA
SYLLOS DESIGN
ZAMPIERI IMÓVEIS

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
AÇÃO AVC 82) 8823-3325
ação.avc@uol.com.br

Comentários