Ferramenta ainda está em desenvolvimento e possibilitará o melhor acompanhamento da vida letiva do aluno
O diário escolar, documento de registro do desempenho dos alunos ao longo do ano letivo, vai passar por um processo radical de transformação: a antiga caderneta de papel vai ser disponibilizada online, o que permitirá o acompanhamento em tempo real da vida letiva do estudante. A informação foi repassada na manhã desta segunda-feira (02/08) durante a capacitação do sistema i-Educar com os servidores das escolas da 1ª Coordenadoria Regional de Educação. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e reuniu aproximadamente 70 pessoas.
Software livre adaptado pelo Ministério da Educação (MEC), o i-Educar é o eixo de tecnologia do programa Geração Saber e tem como objetivo informatizar todo o sistema de gestão escolar. Dentre outras vantagens, o programa permitirá a agilização da emissão de documentos escolares e atendimento à comunidade e disponibilidade, em tempo real, de informações sobre matrícula e presença de alunos para órgãos externos.
O diário escolar online promete ser uma das principais novidades do sistema. Gorete Firmino, integrante da equipe de formadores do i-Educar, conta que a ferramenta ainda está em desenvolvimento e vai facilitar a atualização e o acompanhamento pedagógico dos alunos. ?Trata-se de uma tecnologia pioneira dentro da rede pública?, destaca Gorete.
Organização ? Os servidores da 1ª CRE ? que abrange 34 escolas e 27 mil alunos ? terão 40h de capacitação no sistema i-Educar, dos quais oito são presenciais e trinta e dois à distância, com acesso online. No entanto, antes de iniciar os módulos virtuais, as escolas precisarão organizar a sua documentação.
?O primeiro passo para a implantação do sistema nas escolas será o cadastro dos alunos e professores e, para isso, é preciso rever a documentação escolar para evitar problemas no cadastro?, explica Gorete. Caberá aos servidores atualizar e alimentar o sistema.
Avanço - Para os educadores presentes à capacitação, o sistema i-Educar representa um avanço para as práticas pedagógicas na rede estadual. ?Este sistema insere a educação pública em um mundo tecnológico e facilita nossas atividades do dia a dia?, destaca Marcelino Carvalho, secretário escolar da Escola Estadual Jornalista Freitas Neto, em Chã de Bebedouro.
Dalva Cavalcante, diretora geral da Escola Estadual Professor Anísio Teixeira, no Prado, aponta o i-Educar como um dos pontos mais importantes do programa Geração Saber. ?O sistema faz com que a escola acompanhe os avanços sociais e promove maior integração entre escola, secretaria e CRE?, avalia a diretora.
Calendário ? Ao longo da semana, a jornada de formações do sistema i-Educar terá continuidade em Maceió (03/08), Viçosa (03/08), União dos Palmares (04/08), Santana do Ipanema (05/08) e Porto Calvo (06/08).
GESTÃO ESCOLAR: Sistema i-Educar vai virtualizar diário escolar
EducaçãoAna Paula Lins 03/08/2010 - 09h 00min José Demétrio

Comentários