Antes mesmo de qualquer decisão judicial Lessa está sendo condenado, não por sentença judicial, mas pela opinião da imprensa paga.
por Berg Morais
Berg Morais
Candidato ao governo do estado é vítima da imprensa paga
O poder da imprensa é surpreendente. Esse poder persuasivo e alienador é impressionante na sociedade. Não é diferente, aqui em Alagoas. Podemos observar, entretanto, um interesse coletivo por questões pré-moldadas vindas de alguns ?amigos da imprensa? referente ao atual quadro político do nosso estado. Em especial o caso do ex-governador Ronaldo Lessa. Estão usando essa lei denominada ?Ficha Limpa? para persuadir a mente do eleitorado alagoano, quanto a elegibilidade de Lessa. Antes mesmo de qualquer decisão judicial Lessa está sendo condenado, não por sentença judicial, mas pela opinião da imprensa paga.
Percebemos, evidentemente, como esse ?conceito público? está sendo apresentado por essas pessoas que tem o poder da mídia nas mãos. Na maioria das vezes apresentadas de forma capitalista do que racional. Por que capitalista? Imprensa paga, é claro.
Em 2004, o ex-governador foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas, e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a não se candidatar por três anos. A Lei da Ficha Limpa estende o prazo de três para oito anos. Mas, está aí o ?X? da questão: Lessa já cumpriu esses três anos antes da implantação da lei.
?Ele cumpriu o prazo de inelegibilidade de três anos, baseado nos termos da lei 64/90. A lei não pode retroagir para prejudicar. O Lessa é elegível, porque a lei 135/10, conhecida como ?Ficha Limpa?, não possui nenhum artigo que se aplique às situações consolidadas?, afirma o advogado Marcelo Brabo quando questionado sobre o pedido de impugnação da candidatura de Ronaldo Lessa ao governo do Estado. O pedido foi feito pelo Ministério Público Eleitoral.
O advogado constata a certeza da candidatura de Lessa. ?Tenho a convicção de que a instância máxima da Justiça Eleitoral de Alagoas levará em conta a jurisprudência pátria?, afirma Brabo.
Evidentemente, a consolidação da candidatura de Lessa é fato. Tanto é que o Presidente da República não apoiaria ninguém que teria a candidatura cassada. Lessa tem como vice-governador pela sua chapa Joaquim brito, presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, o PT do Lula.
Muitas pessoas se questionam sobre o caso. Mas, devido aos fatos, podemos concluir com exatidão, que Ronaldo Lessa é sim candidato ao governo do estado.
?A verdade é como a túnica de Cristo, não tem costuras?.
Candidato ao governo do estado é vítima da imprensa paga
Políticapor Berg Morais - www.cadaminuto.com.br 21/07/2010 - 09h 00min Ilustração

Comentários