Entrega dos computadores está prevista para agosto em quatro escolas do interior e uma de Maceió
O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, assinou hoje (16) os termos de cooperação técnica com os diretores das cinco escolas que irão receber 1.510 laptops, dentro do projeto UCA (Um Computador por Aluno), do Ministério da Educação (MEC). A solenidade de assinatura dos termos foi realizada no gabinete do secretário, com a presença da diretora de Educação à Distância e Laboratório Tecnológico, Sônia Maria Azevedo, e do superintendente de Educação Básica, José Neilton Nunes Alves. Participaram também da solenidade os coordenadores de educação das regiões onde estão localizadas as escolas contempladas com os equipamentos.
Antes de assinar os termos de cooperação, o secretário fez questão de relatar o empenho da equipe técnica da secretaria que conseguiu viabilizar o projeto UCA em Alagoas. ?A entrega desses computadores é a realização de um sonho, que parecia distante, quando começou o projeto UCA começou a ser articulado em 2007, mas que a partir de agora está muito perto de ser concretizado?, afirmou Rogério Teófilo. Para o secretário, o acesso a esses equipamentos vão possibilitar a melhoria da qualidade de ensino nas escolas escolhidas, já que a partir do uso pedagógico dos computadores, os alunos terão acesso rápido e seguro a um mundo de conhecimentos e informações.
Rogério Teófilo espera que as escolas escolhidas para receber os laptops façam um bom uso dos equipamentos, que irão funcionar ligados na internet e por meio de tecnologia de ponta. Segundo o secretário, as escolas contempladas vão receber reforço na sua rede elétrica e armários especiais para guardar os equipamentos. ?Além disso, vamos dotar essas escolas com vigilância armada e eletrônica, para evitar qualquer tipo de roubo?, afirmou o secretário. Segundo ele, essas providências serão suficientes para evitar o roubo dos equipamentos, mas fez questão de frisar que os computadores são equipados com um sistema de rastreadores e senhas de acesso.
?Por isso, não adianta roubar um computador desses, porque sem a senha destinada a seu usuário ele trava e não funciona de jeito nenhum. E quem levar um laptop desses vai ter um problema sério para escondê-lo porque ele vem com um rastreador, a exemplo do GPS, que permite a sua localização em questão de horas?, afirmou o secretário. Segundo ele, o MEC vai entregar laptops para apenas 300 escolas públicas estaduais e municipais do país. Para Alagoas, foram escolhidas cinco escolas do Estado e quatro da rede municipal para receber os computadores. ?A quantidade de computadores ainda é pequena porque esse é um projeto piloto, que dando certo tem tudo para ser ampliado e contemplar outras escolas nos próximos anos?, comentou o secretário.
ESCOLA ESCOLHIDAS
Na rede estadual, vão receber os 510 computadores a Escola Estadual Professor Douglas Apratto, localizada no município de Palmeira dos Índios; a Escola Rotary, na cidade de Santana do Ipanema; o Colégio Governador José Tavares, em Arapiraca; a Escola Indígena José Máximo, em Joaquim Gomes, na área indígena de Wassu Cocal; e a Escola Edson Salustiano, que fica no bairro do Jacintinho, em Maceió.
Segundo Neilton Nunes, as escolas foram escolhidas levando em consideração critérios como localização e características do publico alvo. ?Escolhemos uma da capital e quatro do interior. A escola de Maceió fica no Jacintinho, que é um bairro populoso e enfrenta problemas de violência. Foi escolhida uma escola de Arapiraca, por se o segundo maior município do Estado. Uma escola indígena, localizada na Zona da Mata, uma localizada na região do Sertão, em Santana do Ipanema, e outra no Agreste, na cidade de Palmeira dos Índios?, justificou.
De acordo com a diretora de Educação à Distância e Laboratório Tecnológico, Sônia Azevedo, os professores das escolas contempladas com os laptops irão passar por cursos de capacitação, que fazem parte do projeto UCA. As aulas de capacitação serão ministradas por professores da PUC de São Paulo, com o apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e dos técnicos da Secretaria.
?Alagoas participará deste projeto piloto com a perspectiva de ampliar o raio de ação para outras escolas. Por isso, estamos preparando o terreno para possibilitar o acesso dos alunos às informações disponibilizadas pela internet, na perspectiva de qualificar ainda mais a formação do conhecimento dos nossos alunos?, afirmou Sônia Azevedo. ?Segundo informações do MEC, iremos receber as máquinas ainda em agosto, desta forma poderemos dar andamento ao trabalho de logística e infraestrutura?, acrescentou.
EXPECTATIVA DOS ALUNOS
?A expectativa lá na aldeia é muito grande. Os alunos estão numa ansiedade danada, eles não falam em outra coisa, todos querem ter acesso o mais rápido possível a esses computadores?, revelou a professora Eleusa Juvina de Lima, diretora da Escola Indígena José Máximo, que fica na área da tribo Wassu Cocal, na zona rural de Joaquim Gomes. ?Para eles, o acesso à nova tecnologia é novidade, embora alguns digam que têm contato com computadores, quando se deslocam até a cidade e pagam para usar os equipamentos de uma lan house?, acrescentou.
Para a professora Maria Umbelina, diretora da Escola Edson Salustiano, no Jacintinho, a chegada dos leptops vai atrair ainda mais a atenção dos alunos para as atividades escolares. ?Apesar de o bairro ter fama de violento, mas a Escola é tranqüila, nossa clientela tem bom comportamento e tenho certeza que nossos alunos farão um excelente uso desses equipamentos?, afirmou a diretora.
Educação formaliza entrega de 1.510 laptops para alunos de cinco escolas do Estado
EducaçãoRicardo Rodrigues 17/07/2010 - 18h 00min Valdir Rocha

Comentários