Terminou nesta quarta-feira (2), em Arapiraca, o I Encontro Esportivo para Pessoas com Necessidades Especiais. O evento, organizado pela Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (ADFMA), com o apoio da Prefeitura e a secretaria estadual de Educação, reuniu atletas de todo o Estado de Alagoas e Bahia.
As atividades aconteceram nas dependências do Complexo Esportivo Municipal, antigo Sesi, próximo ao trevo da Polícia Rodoviária. De acordo com o presidente da ADFMA, Adriano Targino, o evento foi uma oportunidade dos pára-atletas se integrarem, bem como mostrar para a população que uma pessoa com limitações físicas pode ter uma vida normal, inclusive praticando esporte.
A abertura do evento, ocorrida na terça-feira, contou com diversas autoridades, entre elas: o presidente da ADFMA, Adriano Targino; os vereadores Daniel Rocha e Severino Pessoa; a ex-prefeita Célia Rocha; as secretárias municipais Caroline Albuquerque (Desenvolvimento Urbano) e Rita Nunes (Governo), o diretor do Cemfra, Marcos Pontes; o presidente da Fedefal, João Ferreira; a representante da Secretaria Estadual de Educação, Rose Barbosa, e a pára-atleta Sônia Gouveia, que já representou Alagoas em vários países, inclusive nas pára-olimpíadas de Atenas e de Pequim.
As modalidades esportivas foram bastante variadas. Os participantes disputaram torneios de basquete em cadeira-de-rodas, natação, voleibol sentado e futsal com atletas sentados. Mais do que uma competição, o evento teve como objetivo integrar pessoas portadoras de necessidades especiais e mostrar que o esporte é uma das mais eficazes saídas para a ressocialização e a promoção da auto-estima dessas pessoas.
Casal de deficientes visuais dançando tango
Alguns momentos chamaram a atenção do público. Um deles foi quando um casal de deficientes visuais dançou tango no palco. A bailarina cadeirante também roubou a cena com a leveza e o charme de suas performances. O evento ainda contou com o apoio da Associação Pestalozzi, Cemfra, Ufal e o Grupo de Promoção à Saúde. Na quarta-feira, pela tarde houve uma grande concentração no Parque Ceci Cunha, com entrega de troféus e medalhas.?Esta foi mais uma oportunidade de integração entre os portadores de necessidades especiais de Arapiraca e de Alagoas. Promover o esporte é promover a saúde e a inclusão social?, frisou o vereador Daniel Rocha, apoiador do evento e principal incentivador da causa dos deficientes em Arapiraca.
Comentários