Eleição aconteceu durante a realização do Encontro Nacional de Corregedores da Justiça (Encoge), em Brasília (DF)
Durante o 52º Encontro Nacional do Colégio de Corregedores Gerais da Justiça (Encoge), realizado em Brasília (DF), o desembargador-corregedor do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), José Carlos Malta Marques, foi eleito 1º vice-presidente do Colégio de Corregedores Gerais da Justiça.
O desembargador Malta Marques afirmou que a eleição, decidida na tarde desta sexta-feira, é o reconhecimento do trabalho desenvolvido por ele e sua equipe desde fevereiro deste ano, quando assumiu a Corregedoria Geral do TJ/AL.
?Fico muito feliz em ter sido eleito para ocupar uma função tão importante dentro de um colegiado tão seleto, composto pelos corregedores de todo o Brasil. Este é o reconhecimento que precisávamos para continuar focando nossas ações da maneira que estamos fazendo desde fevereiro?, comemorou o desembargador.
Julgamento de processos
O corregedor-geral da Justiça, José Carlos Malta Marques proferiu palestra, durante o encontro, sobre as dificuldades para cumprimento da Meta 2, que determina a solução de processos pendentes em Alagoas e no País.
Corregedores que participam do encontro, promovido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDF), concordaram com a fala do corregedor em relação ao prazo estipulado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para julgamento, até o final deste ano, de todos os processos pendentes nas varas e comarcas dos Estados originados até 2005.
Ausência de promotores e de defensores públicos nas comarcas, além da carência de servidores em toda a estrutura do judiciário foram alguns dos itens apontados pelo corregedor-geral da Justiça como empecilhos ao cumprimento da meta em tempo hábil.
?O assunto despertou bastante interesse dos Corregedores de todo o País porque estão todos com dificuldades semelhantes às nossas para cumprir a Meta 2 em Alagoas. O tempo é curto para todos nós?, observou Malta Marques.
Houve apartes favoráveis à exposição do tema por parte dos desembargadores corregedores Roberto Wider (RJ), Abraham Lincoln (PB), Mario Gurtiev (AP), Jamil Gedeon (MA), presidente do Encoge, Getúlio Pinheiro (DF), e César Paduani (MG).
Empenho do Judiciário
Malta Marques destacou o esforço do Judiciário alagoano para cumprir a Meta 2 até 31 de dezembro deste ano. ?Trabalhamos com afinco no sentido de solucionar os processos pendentes até o final do ano?, ratifica o corregedor-geral da Justiça.
O corregedor-geral do Judiciário alagoano também enfatizou, durante sua palestra, a importância do Programa Integrar, do CNJ, implantado em Alagoas recentemente com objetivo de encontrar soluções para aperfeiçoar os serviços jurisdicionais no Estado.
Com informações do Tribunal de Justiça (TJ)
Malta Marques é vice-presidente do Colégio de Corregedores
GeralDa Redação 02/10/2009 - 18h 00min Márcio de Oliveira (BG Press)

Eleição do desembargador santanense foi decidida durante encontro nacional em Brasília (DF)
Comentários