O Rio de Janeiro avançou para o segundo turno da votação que vai decidir a sede das Olimpíadas de 2016. Nesta sexta-feira, após as apresentações das quatro cidades candidatas, os 94 membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) - dois deles não conseguiram comparecer à reunião e um se absteve - decidiram que a cidade de Chicago seria eliminada.
Após as apresentações, a imprensa internacional em Copenhague elegeu a brasileira como a melhor do dia, graças à força do discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
As três demais apresentações estiveram no mesmo nível. Chicago mostrou seu projeto de maneira discreta e nem mesmo o trunfo do casal Barack e Michelle Obama funcionou.
A indefinição da sede olímpica no primeiro turno já era esperada. A última vez que uma uma cidade candidata aos Jogos de verão foi eleita no primeiro turno foi em 1981, quando Seul conquistou o direito de organizar os Jogos de 1988.
Na última eleição, inclusive, foram necessários quatro turnos antes que o COI declarasse Londres a vencedora. Para 2012, Moscou foi eliminada no primeiro turno, Nova York saiu no segundo, Madri, no terceiro, e Paris perdeu na rodada final.
Efeito Obama naufraga e Chicago é eliminado na 1ª fase; Rio avança
EsportesLello Lopes - UOL - Em Copenhague 02/10/2009 - 12h 45min Divulgação

Comentários