LIVRAI-ME DO MAL (AMADO, HUMORADO, OLHADO), AMÉM

Crônicas

Por Alberto Rostand Lanverly Presidente da Academia Alagoana de Letras.

Segundo Jesualdo, Germinia sua sobrinha quase filha, ultimamente desenvolvera dupla personalidade. Certo dia estava sentada na cadeira gigante da Ponta Verde, saboreando gostoso picolé Caicó, ao invés de jogar a embalagem do mesmo no interior da lixeira existente ao alcance de sua mão, simplesmente deixou-a cair ao chão.

Nesse exato momento por estar bem próxima, a gari de limpeza urbana falou: “moça, porque não colocou o papel no deposito ao seu lado?” Germinia respondeu: “somente para lhe manter o emprego, se estiver tudo limpo você perderá o contrato”. A servidora, imediatamente falou: “então porque não morre para dar trabalho ao coveiro? permanecendo viva ele será demitido”. O tempo fechou, as duas quase trocam tapas, não fosse a intervenção policial.

No apogeu da pandemia, Germinia conseguiu paquerar de forma inusitada, pois estava na varanda do apartamento onde reside, escutando música e apreciando o mar, quando notou a aproximação de um drone, trazendo pendurado texto composto por número de telefone e a seguinte frase: “vivo a lhe espiar, você é muito linda, ligue para mim”. Cansada de estar sozinha, com o ego inflado, atendeu ao pedido, ficando sabedora que o fã que a monitorava sem ser notado, era morador do prédio vizinho.

Dias depois combinaram jantar, porém devido a quarentena, como não poderiam encontrar-se pessoalmente, ela permaneceu no terraço e ele, que de longe parecia o Wesley Safadão, na sacada, em seus respectivos edifícios, comunicando-se por gestos.

Logo após o agradável ágape à distância, agendaram novo encontro, agora na calçada, onde devido ao distanciamento social, compareceram isolados no interior de imensas bolhas plásticas transparentes, ambas compradas no site da americanas.com, o galanteador inclusive trazendo flores. Infelizmente novamente somente se olharam, porém loucos para manterem contato dermal.

Jesualdo e Generosa imaginavam haver a sobrinha encontrado alguém para chamar de seu, mas quando a primeira conversa presencial aconteceu, ela desistiu. Ao questioná-la o motivo, simplesmente resmungou que o moço tratava-se de verdadeiro PHD.

Os tios inconformados com desfecho, indagaram seria ele professor da UFAL. Ela respondeu: “antes fosse, era simplesmente um papo horrível e demorado.”

Apesar desses arroubos de impaciência, Germinia também é possuidora de atitudes sentimentais que encantam, a prova de tal fato aconteceu no exato dia em que a cidade de Kiev foi invadida por seus opressores, quando político alagoano divulgou bombástico vídeo excomungando Putin, e convocando seus conterrâneos a reagir.

Logo após assistir no instagram, a mensagem critica ao deplorável conflito, ela externou estar preocupada pois se Maceió declarasse guerra à Rússia, com certeza iria enviar para ajudar a Ucrânia, as Bombas da Marieta e do Gonzaga, as únicas que possuímos... realmente temi pelo futuro dos agressores, e eles então, com certeza devem ter ficado com as barbas de molho, quando foram informados da ameaça.

O mais interessante é que fixada na porta do quarto de Germinia existe placa com o seguinte registro: “Livrai-me do mal (amado, humorado, olhado), amém.”

Comentários