Formalismo, estruturalismo e pós-estruturalismo em “João Urso” na escola da pós-modernidade

Crônicas

Por M. Ricardo-Almeida

Escritor santanense Breno Accioly - autor do conto "João Urso"

Entre os gêneros literários, o conto destaca-se desde a origem dos tempos com temas peculiares. A peculiaridade está presente no contista da loucura na rua dos lampiões apagados. Mesmo longe do Formalismo com os seus estudos da linguagem poética que precede ao Estruturalismo com as suas abordagens em áreas distintas adaptadas na leitura trazida à estrutura da obra literária e, finalmente, o devir que respira o Pós-Estruturalismo com a sua análise plural do texto literário. Apresenta Breno Accioly (1921-66) na galeria ficcional personagem João Urso.
Considerando a qualidade do contista de Santana do Ipanema, a Educação Básica ao ler “João Urso” consegue aproximar o aluno dos contos “João Urso” (EPASA, 1944). Estreia do santanense no Rio de Janeiro com as suas narrativas ambientadas no sertão de Alagoas.
Como crítica literária, a literatura na escola consegue, por exemplo, ouvir a opinião do aluno e este a dos colegas. Talvez aprender sobre o desconstrutivismo promovendo o surgimento de novos contistas santanenses.
E assim os conceitos de forma e estrutura apontados ao se ler os clássicos na escola ou fora dela sejam ajustados ao Desconstrutivismo. Este oferece plural interpretação na leitura do texto.
Assim seja popularizado aos alunos nas escolas santanenses o pluralismo com a leitura de “João Urso”. A multiplicação de significados ocupe as salas de aula físicas ou virtuais. Esse ato de ler literatura siga enriquecendo culturalmente Santana do Ipanema e outros municípios.
“João Urso” no currículo escolar aproximando o aluno das competências da Base Nacional Comum Curricular. “João Urso” e decerto outros textos literários escritos por diferentes autores reflexionando a complexidade que se apresenta no dia-a-dia e modifica-se historicamente, como se sabe.
Na escola pragmática, o processo sistemático da educação formal precede à leitura do texto literário. O currículo na concepção do aluno está associado à disciplina estudada na escola pela orientação do professor, recomendada pela escola, regulamentada pela legislação educacional.
Apesar do senso comum, currículo escolar na concepção da sociedade, basicamente, é formar o aluno em seu desenvolvimento como cidadão para atuar na sociedade, no trabalho, na família, na religião etc. Currículo como meio que o aluno apreenda leitura, escrita e cálculo.
Formalismo, estruturalismo e pós-estruturalismo em “João Urso” na escola da pós-modernidade permitindo ao aluno ler literatura e ouvir dele a opinião sobre a cidade. O texto literário é enigma a ser desvendado pelo aluno que lê? A escola concede ao aluno que a leitura de literatura seja lida em diferentes prismas; assim se oferece ao aluno na escola em Santana a liberdade das significações.

M. Ricardo-Almeida

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